Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Geraldes, Elen Cristina | - |
dc.contributor.author | Gomes, Paula Regina | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T16:21:13Z | - |
dc.date.available | 2024-07-16T16:21:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Paula Regina. Rueira Brasília. Educação popular em direitos humanos, vulnerabilização social e luta por direitos no contexto da violência. 2023. 336 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48904 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Rueira Brasília é uma pesquisa no campo dos direitos humanos e cidadania
orientada pela construção dialogal entre conhecimentos e saberes a partir da
realidade da violência e violação de direitos vivida pela população em situação de
rua do Distrito Federal. O objetivo geral é promover, descrever e analisar as
interpretações da população em situação de rua a respeito das violações de
direitos humanos que vivenciam em sua vida nas ruas, especialmente aquelas
que constituem violência, e analisar como a educação não formal pode mobilizar
esse grupo para a participação social, refletindo sobre os principais desafios,
fomentando luta por direitos e a construção de propostas de melhoria das
políticas públicas. Os objetivos específicos consistem em discutir conceitos como
violência, direitos humanos, participação social e educação não formal; e,
aproximar-se da população em situação de rua, por meio de diferentes técnicas e
estratégias, para produzir, em conjunto, espaços de lutas por direitos
reconhecendo-a como sujeito desta pesquisa, e não como seu objeto. As
justificativas para este estudo são a Declaração Universal dos Direitos Humanos,
a Constituição Federal do Brasil e todos os tratados, normas, leis e utopias de um
mundo justo. Fundamentada na teoria crítica dos direitos humanos e na
perspectiva metodológica da etnometodologia a partir do método etnográfico da
técnica da pesquisa de campo, associou a pesquisa-ação à observação
participante. Pesquisa interpretativa e de intervenção social abrangeu dados
qualitativos com a preponderância da análise qualitativa. A partir da
sistematização dos dados foi traçado uma caracterização das violações de
direitos humanos vivida pela população em situação de rua refletindo uma matriz
de opressão interseccional. A partir daí foram construídas proposições de
soluções de melhorias, por meio de diálogo entre mundos, fomentando o sujeito
de direito no exercício cidadão. Foram identificadas as contradições entre as
políticas públicas concebidas e as praticadas a partir do conceito de violência
institucional. As conclusões apontam caminhos da intervenção social voltada
para a melhoria das políticas públicas realizada com os avanços e os desafios
para a luta emancipatória por direitos humanos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Rueira Brasília. Educação popular em direitos humanos, vulnerabilização social e luta por direitos no contexto da violência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas em situação de rua | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos - violação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Rueira Brasília is a study in the field of human rights and citizenship guided by the
dialogical construction of knowledge based on the reality of violence and violation
of rights experienced by the homeless population of the Federal District,
recognized as a subject of rights in social vulnerability. The general objective is to
promote, describe and analyse the interpretations of the homeless population
regarding the human rights violations they experience in their life on the streets
and to analyse how non-formal education can mobilize this group for social
participation, reflecting on the main challenges, fostering the struggle for rights and
the construction of proposals to improve public policies. The specific objectives are
to reflect on concepts such as violence and human rights and to get closer to the
homeless population, using different techniques and strategies, in order to jointly
produce spaces for fighting for rights, recognizing them as the subject of this
research and not as its object. The justifications for this study are the Universal
Declaration of Human Rights, the Federal Constitution of Brazil and all the treaties,
norms, laws and utopias of a just world. Based on the critical theory of human
rights and the methodological perspective of ethnomethodology based on the
ethnographic method of the field research technique, it combined action research
with participant observation. Interpretative and social intervention research, it
primarily used qualitative data with a preponderance of qualitative analysis. Based
on the systematization of the data, a characterization of the human rights
violations experienced by the homeless population was drawn up, reflecting a
matrix of intersectional oppression. From there, proposals for improvement
solutions were constructed, through dialog between worlds, fostering the subject of
rights in the exercise of citizenship. The contradictions between the public policies
conceived and those practiced based on the concept of institutional violence were
identified. The conclusions point to ways of social intervention aimed at improving
public policies, with the advances and challenges for the emancipatory struggle for
human rights. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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