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dc.contributor.advisorHonorato, Cayo-
dc.contributor.authorGonzalez, Laura Teófilo-
dc.date.accessioned2024-07-12T10:54:49Z-
dc.date.available2024-07-12T10:54:49Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.date.submitted023-05-22-
dc.identifier.citationGONZALEZ, Laura Teófilo. Agências formadas no acolhimento de crianças em deslocamento territorial forçado. 2023. 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48789-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa, foram investigadas as agências formadas no acolhimento das crianças moradoras da Ocupação do CCBB, localizada em Brasília, Distrito Federal, quando essas crianças foram forçadas ao deslocamento territorial causado por ação de despejo realizada pelo Governo do Distrito Federal durante a pandemia do vírus da Covid-19. Foi realizada uma pesquisa etnografia, de maneira qualitativa e rizomática, com crianças e adultos na Ocupação do CCBB ao longo de um ano em campo de pesquisa. A investigação justifica o estudo da Arte, da Educação não formal e do Ativismo político como possíveis agências para o acolhimento das crianças. A prática de pesquisa em campo foi intermediada pelo papel de educadora social e ativista na Escola do Cerrado (E.C. ou escolinha do cerrado), coletivo e Associação criados dentro da Ocupação do CCBB pelas crianças, suas famílias e ativistas sociais. A pesquisa tem como objetivo questionar se a experiência na Ocupação do CCBB, com a Escola do Cerrado e, principalmente, com as crianças vinculadas a essas situações pode apresentar maneiras de planejar/sistematizar propostas educativas para atuar no acolhimento emergencial dessas e de outras crianças em situações análogas quando seus territórios comuns estiverem sob ameaça ou conflito e buscar por suportes para problemas reais quando se tratando da falta de moradia e do deslocamento forçado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAgências formadas no acolhimento de crianças em deslocamento territorial forçadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação não formalpt_BR
dc.subject.keywordAtivismopt_BR
dc.subject.keywordAcolhimentopt_BR
dc.subject.keywordCrianças e adolescentespt_BR
dc.description.abstract1In this research, the agencies formed in the refuge of children living in the CCBB Occupation, located in Brasília, Federal District, were investigated when this children were forced to the territorial displacement, caused by the eviction action carried out by the Government of the Federal District during the Covid-19 virus pandemic. Ethnography research practices were carried out, in a qualitative and rhizomatic manner, with children and adults in the CCBB Occupation over a year in the research field. The investigation justifies the study of Art, Non-formal Education and Political Activism as possible agencies for the refuge of children. The practice of field research was intermediated by the role of social educator and activist at the Escola do Cerrado (E.C. or escolinha do cerrado), a collective and Association created within the CCBB Occupation by children, their families and social activists. The research aims to question whether the experience in the Occupation of the CCBB, with the Escola do Cerrado and, mainly, with the children linked to these situations can present ways of planning/systematizing educational proposals to act in the emergency refuge of these and other children in analogous situations when their common territories are under threat or conflict and seek support for real problems when dealing with homelessness and forced displacement.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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