Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges-Andrade, Jairo Eduardo | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Isa Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T16:42:03Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T16:42:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-26 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Isa Albuquerque. Aprendizagem e desenvolvimento profissional em mediação e conciliação judiciais. 2023. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48764 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O respeito aos direitos humanos e a paz social dependem parcialmente de uma eficiente resolução de
litígios, o que pode não ocorrer quando há um volume crescente de processos judiciais. Para enfrentálo, existem opções autocompositivas – apoiadas em mediadores ou conciliadores judiciais capacitados.
Hipotetizou-se que o desenvolvimento profissional (DP) dessas pessoas está positivamente associado a
singularidades formais e informais de aprendizagem. Participaram da pesquisa egressos de cursos de
formação em mediação e conciliação judiciais, que responderam perguntas sobre variáveis
demográficas e três escalas de medida referentes ao impacto desses cursos e a como seus egressos
utilizam estratégias para aprender enquanto atuam e a sua percepção de DP. Evidências de validade
foram verificadas para essas escalas. As de impacto e de DP são unifatoriais e a de estratégias tem dois
fatores, relativos às buscas de ajuda externa (social, com pares) e interna (cognitiva e solitária). Análises
de Regressão Múltipla não foram significativas para a variável critério Percepção Evolutiva do
Desenvolvimento Profissional (PEDP); mas o foram com os escores de Percepção de “Preparo atual” da
mesma escala. Essa percepção é predita por escolaridade, sexo, tempo após o curso e seu impacto e
estratégias de aprendizagem de busca de ajuda interna. Ofereceram-se contribuições teóricas,
metodológicas e subsídios para decisões sobre o desenvolvimento de competências visando à melhoria
na qualidade dos serviços realizados. Essas decisões devem considerar que a aprendizagem que apoia
essa qualidade não está somente baseada no curso obrigatório inicial. Ela ocorre e deve ser promovida
durante a subsequente atuação de seus egressos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem e desenvolvimento profissional em mediação e conciliação judiciais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo judicial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem informal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Respect for human rights and social peace partially depend on efficient dispute resolution, which may
not occur when there is an increasing volume of lawsuits. To face it, there are self-compositional options
– supported by trained mediators or judicial conciliators. It was hypothesized that the professional
development (PD) of these people is positively associated with formal and informal learning
singularities. Graduates of training courses in mediation and judicial conciliation participated in the
survey, who answered questions about demographic variables and three measurement scales referring
to the impact of these courses and how their graduates use strategies to learn while acting and their
perception of PD. Validity evidence was verified for these scales. Impact and PD are unifactorial and
learning strategies have two factors, related to the search for outer help (social, with peers) and inner
help (cognitive and solitary). Multiple Regression Analyzes were not significant for the criterion variable
Evolutionary Perception of Professional Development; but so were the “Current Preparedness”
Perception scores on the same scale. This perception is predicted by schooling, gender, time after the
course and its impact, and seeking inner help learning strategies. Theoretical and methodological
contributions were offered, as well as subsidies for decisions on the development of skills aimed at
improving the quality of services provided. These decisions must consider that the learning that
supports this quality is not based solely on the initial mandatory course. It occurs and must be promoted
during the subsequent performance of its graduates. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|