Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48746
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AndreiaDePaula_DISSERT.pdf4,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Efeito da nanossílica funcionalizada com baixos teores de aminossilino nas propriedades mecânicas e na microestrutura dos materiais cimentícios
Outros títulos: Effect of functionalized nanosilic with low contents of aminosilin on the mechanical properties and microstructure of cementicious materials
Autor(es): Paula, Andréia de
Orientador(es): Rego, João Henrique da Silva
Assunto: Nanossílica funcionalizada
Cimento portland
Microestrutura
Data de publicação: 11-Jul-2024
Referência: PAULA, Andréia de. Efeito da nanossílica funcionalizada com baixos teores de aminossilino nas propriedades mecânicas e na microestrutura dos materiais cimentícios. 2023. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A nanossílica (NS) é considerada uma adição pozolânica altamente reativa que, em substituição ao cimento tem resultado uma melhoria na resistência dos materiais cimentícios e o aumento da resistência à penetração de água, o que influencia fortemente na durabilidade. Apesar dessa melhoria, a NS contribui para potencializar efeitos não desejáveis nos compósitos cimentícios, quanto ao comportamento reológico, trabalhabilidade e propriedades endurecidas finais de compósitos de cimentos. Recentemente, alguns pesquisadores têm investigado formas para mitigar esses efeitos, como a incorporação de grupos funcionais na superfície da NS, procedimento denominado funcionalização. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo verificar o efeito da funcionalização da NS com baixos teores de 3-aminopropiltrietoxisilano (APTES) nas propriedades mecânicas e microestruturais dos materiais cimentícios. Foram investigadas as propriedades de cinco diferentes pastas de cimento. Foram avaliados nas misturas cimentícias o calor de hidratação, a resistência à compressão aos 1, 3, 7 e 28 dias de hidratação, a quantidade de CH e C-S-H através das técnicas de difração de TGA e FTIR e a porosidade através do ensaio de porosimetria por intrusão de mercúrio (PIM). Tais ensaios tiveram por finalidade verificar o efeito da funcionalização da NS com baixos teores de APTES nas propriedades no estado fresco e endurecido e na microestrutura dos materiais cimentícios. Os resultados encontrados para as pastas com NSF no ensaio de calorimetria demostram que a funcionalização da NS aumenta o tempo necessário para se atingir o valor de calor máximo, levando a um retardo nas reações de hidratação. A resistência a compressão das NSF’s é superior ao da REF e da NS, a amostra NSFA4 alcançou aos 28 dias uma resistência 28% maior que a REF e 17% maior que a NS na mesma idade. Através dos resultados do ensaio de TGA verificou-se que as pastas com NS ou NSF tiveram níveis mais baixos de CH do que a pasta REF em todas as idades analisadas. Os ensaios de FTIR demonstram que o processo de funcionalização da NS com APTES aumentou ligeiramente a quantidade de CH das pastas com NSF em comparação com a P-NS. Todas as pastas contendo NS ou NSF, resultaram em uma menor quantidade de CH e de C-S-H em comparação com a P-REF. Já os resultados de PIM mostram que, no geral, as adições de NS e de NSF levam a uma diminuição da porosidade total, em relação à argamassa de referência.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.