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Título: O canto das sereias - a entrada das Big Techs nas universidades públicas brasileiras
Autor(es): Barrera, Débora Furtado
Orientador(es): Devechi, Catia Piccolo Viero
Assunto: Big Tech
Universidades públicas
Capitalismo de vigilância
Data de publicação: 10-Jul-2024
Referência: BARRERA, Débora Furtado. O canto das sereias- a entrada das Big Techs nas universidades públicas brasileiras. 2024. 216 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Empresas como Google e Microsoft estão presentes no cotidiano de nossas vidas, trazendo inúmeras facilidades, mas também monitorando e coletando dados pessoais. Esse fenômeno tem sido compreendido como capitalismo de vigilância (Zuboff, 2020), no qual empresas produzem seus modelos de negócios baseados na coleta e no monitoramento de dados digitais. Desde o início dos anos 2000, tais corporações tecnológicas têm ampliado sua esfera de atuação para diversos setores, não sendo diferente na educação. No Brasil, percebemos a presença das Big Techs na educação em 22% das instituições públicas federais de ensino superior. Tal é a indagação da nossa pesquisa: quais são as implicações da entrada das grandes corporações tecnológicas nas universidades públicas brasileiras? Para responder a essa questão, buscamos alcançar os seguintes objetivos específicos: contextualizar o cenário político e social vivenciado pelas universidades federais brasileiras; compreender os motivos pelos quais as universidades adotaram o uso dos serviços da Google ou da Microsoft em suas ações de ensino; analisar as ações empreendidas por cada universidade para a divulgação e a disseminação do uso dos aplicativos da Google ou da Microsoft em sua comunidade universitária; compreender como o enfoque das capacidades humanas pode contribuir para a formação humana na era digital; além de discutir as implicações da entrada das grandes corporações tecnológicas na universidade pública. Para a análise do tema, utilizamos, principalmente, os estudos desenvolvidos por José van Dijck, que propõe uma compreensão da sociedade a partir dos conceitos de plataformização e dataísmo, além do diálogo com autores como Zuboff (2020), Rouvroy (2020), Nussbaum (2012, 2015) e Dalbosco (2015, 2021). Trata-se de uma pesquisa de natureza hermenêutica de abordagem reconstrutiva, que aposta na conversação com o outro para alcançar interpretações críticas sobre o assunto. Com a finalidade de contextualizar o cenário vivenciado pelas instituições que aderiram aos serviços das Big Techs, realizamos um estudo em cinco universidades federais brasileiras. Nessas universidades, realizamos uma análise de documentos institucionais e aplicamos um questionário com cinco gestores das áreas de tecnologia da informação. Compreendemos que a entrada das Big Techs no ensino superior público causa, além de dependência tecnológica, interferências em processos administrativos e acadêmicos, ao induzir o uso de ferramentas com foco principal na análise de dados numéricos relativos ao desempenho de tarefas, implicando prejuízos no que se refere à formação das capacidades humanas. Ademais, sustentamos que a presença das grandes corporações tecnológicas estrangeiras nas universidades públicas brasileiras induz a um processo de plataformização da educação pública o qual confisca a autonomia dos educadores, provoca a privatização do ensino, realiza a vigilância algorítmica e incentiva a monetização dos dados.
Abstract: Companies such as Google and Microsoft are present in our daily lives, bringing countless facilities for communication among people and access to information. This phenomenon, arising from a new configuration of the economic system, has been understood as surveillance capitalism (Zuboff, 2020), in which companies produce their business models based on the collection and monitoring of digital data. Since the beginning of the 2000s, these technological corporations have expanded their sphere of activity to various sectors, and education is not different. In Brazil, we can see the presence of Big Techs in education in almost 22% of public higher education institutions. This is the question of our research: what are the implications of the entry of these large technological corporations in Brazilian public universities? To answer this question, we tried to achieve the following specific objectives: to contextualize the political and social scenario experienced by Brazilian federal universities; to understand the reasons why universities adopted the use of Google or Microsoft services in their teaching activities; to analyze the actions undertaken by each university to publicize and disseminate the use of Google or Microsoft apps in their university community; to understand how the focus on human capabilities can contribute to human development in the digital age; as well as to discuss the implications of the entry of large technological corporations in the public university. For the analysis of the subject, we used, mainly, the studies developed by José van Dijck, who proposes an understanding of society based on the concepts of platformization and dataism, in addition to the dialogue with authors such as Zuboff (2020), Rouvroy (2020), Nussbaum (2012, 2015) and Dalbosco (2015, 2021). This is an hermeneutic research with a reconstructive approach, which focuses on conversation with the other to achieve critical interpretations on the subject. In order to contextualize the scenario experienced by institutions that joined the Big Techs services, we carried out a study in five Brazilian federal universities. In these universities, we analyzed institutional documents and applied a questionnaire to five information technology managers. We understand that the entry of Big Techs in public higher education causes, in addition to technological dependence, interference in administrative and academic processes, by inducing the use of tools with a main focus on the analysis of numerical data related to the performance of tasks, implying damages to the formation of human capacities. Furthermore, we maintain that the presence of large foreign technological corporations in Brazilian public universities leads to a process of platformization of public education which confiscates the autonomy of educators, causes the privatization of education, carries out algorithmic surveillance and encourages the monetization of data.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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