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Título: "Ela chegou lá" : discurso meritocrático e táticas juvenis de apropriação do capital midiático nos estudos
Autor(es): Schnorr, Júlia Mello
Orientador(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto: Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Capital cultural
Mídia
Desigualdade social - Brasil
Ideologia
Data de publicação: 10-Jul-2024
Referência: SCHNORR, Júlia Mello. "Ela chegou lá": discurso meritocrático e táticas juvenis de apropriação do capital midiático nos estudos. 2023. 202 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A investigação trabalha a ampliação do capital cultural inserida na cultura digital e nas vivências escolares de jovens periféricas. Para isso, analisamos criticamente quais as condições de produção do discurso em uma leitura e releitura da mídia por jovens de escolas públicas do Distrito Federal, levando em consideração a apropriação do capital midiático. Tivemos como base teórica Bourdieu (2013), Setton (2005), Freire (1971), Martín-Barbero (2009), Hall (1980), Gramsci (2017), Certeau (1998) e Chartier (1998). Realizamos o acompanhamento de 13 jovens de distintas realidades do Distrito Federal e do Entorno por dois anos, de 2020 a 2022, com entrevistas semiestruturadas e assistências a reportagens. O acompanhamento ocorreu desde o último ano do Ensino Médio até os primeiros semestres na universidade. Fizemos a codificação e a decodificação de 10 matérias televisivas da mídia hegemônica a partir do modelo de Hall (1980). Os responsáveis, em especial a mãe, são aqueles que provêm uma determinada moratória da juventude durante o ensino médio, a fim de que as jovens possam de dedicar integralmente aos estudos, apesar das limitações financeiras. Os valores familiares salientam o trabalho duro, a importância da força de vontade e da perseverança. Quando falam que as mães são guerreiras e batalhadoras, elas têm para si como devem se portar no mundo do trabalho. Por terem o professor como referência, as jovens frisam a importância de um profissional ativo e entendedor de sua responsabilidade social. Por isso, quando utilizam a mídia para se apropriarem de conteúdos acadêmicos, as jovens têm o professor como alicerce de confiança e direcionamento. Elas sentem necessidade de consumir bens midiáticos que as auxiliem a estudar para a universidade e se ambientar nos códigos necessários. Entendedoras da desigualdade social em que estão inseridas, algumas se apropriam de capital midiático como tática e o utilizam na luta simbólica. O método escolhido revela que a ideologia rege as práticas sociais das jovens ao analisarmos a colonização das subjetividades e constatarmos que diversos pensamentos das jovens, como a negação das cotas, em especial as raciais, e das próprias desigualdades sociais, alinham-se a leituras dominantes, logo hegemônicas. A importância da vivência universitária, o caráter da instituição de ensino – público ou privado – e a escolha dos cursos auxiliam a conformar leituras da mídia. As jovens que ingressaram via cotas em instituições federais tiveram mais leituras resistentes ou negociadas que dominantes. Como contribuição científica, frisamos a análise de um acompanhamento de dois anos, o que salienta as modificações tanto na leitura da mídia meritocrática como na relação com a apropriação do capital midiático, um capital cultural relacionado à cultura digital e que é utilizado como tática, ao evidenciar as subjetividades dos sujeitos.
Abstract: This investigation develops the expansion of cultural capital inserted in digital culture and in the school experiences of peripheral juvenile between sixteen years old to twenty years old. We critically analyzed the conditions of discourse production in a reading and re-reading of the media by juvenile from public schools in the Distrito Federal, Brasília, taking into account the appropriation of media capital. Our theoretical basis is Bourdieu (2013), Setton (2005), Freire (1971), Martín-Barbero (2009), Hall (1980), Gramsci (2017), Certeau (1998) and Chartier (1998). Thus, we tracked 13 juvenile from different realities in the Distrito Federal, Brasília and surrounding areas for two years, from 2020 to 2022, with semi-structured interviews and assistance with reports. Tracking took place from the last year of high school to the first semesters at university. We encoded and decoded 10 television articles from the hegemonic media based on Hall's model. The guardians, especially mothers, are those who provide certain tracking during high school, so they can dedicate themselves fully into their studies, despite their financial limitations. Family values emphasize hard work, the importance of willpower, and perseverance. When they say their mother is a warrior and a fighter, they know how they should behave at World of Work. As well as they have the teacher as a reference, juvenile emphasize the importance of an active professional who understands their social responsibility. Therefore, when they use the media to acquire academic content, juvenile have the teacher as a foundation of trust and direction. The juvenile analyzed feel the need to consume media goods that help them study for university and adapt to the necessary codes. They understand the social inequality in which they are inserted and some juvenile appropriate media capital as a tactic and use this capital in the symbolic struggle. The chosen method reveals that ideology governs the social practices of juvenile by analyzing the colonization of subjectivities and noting that several juvenile’s thoughts, such as the denial of quotas, especially racial ones, and social inequalities themselves, align with dominant readings , that is, hegemonic. The importance of the university experience, as well as the nature of the educational institution (public or private) and the choice of the major course help shape media readings. Juvenile who entered federal institutions through racial quotas had more resistance or negotiated readings than dominant ones. As a scientific contribution, we highlight in this work the analysis of a two-year followup, highlighting the changes both in the reading of meritocratic media and in the relationship with the appropriation of media capital, a cultural capital related to digital culture and which is used as a tactic, highlighting the subjectivities of these juvenile.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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