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Título: A imagem do Baobá entre autobiografia e comparação
Autor(es): Gomes, Decio Otto Carlos
Orientador(es): Bisol, Benedetta
Assunto: Cultura afro-brasileira
Literatura infantil
Guiné-Bissau
Data de publicação: 10-Jul-2024
Referência: GOMES, Decio Otto Carlos. A imagem do Baobá entre autobiografia e comparação. 2023. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O trabalho visa contribuir com o campo dos estudos sobre ensino da história e cultura afro-brasileira, investigando um tema central para as culturas africanas: a árvore do Baobá. Especialmente, desenvolveu-se uma análise interpretativa do livro infantil Obax, escrito e ilustrado por André Neves (2010), no contraponto com as memórias autobiográficas do autor desta dissertação, crescido e formado nas escolas da Guiné-Bissau. O trabalho se apropria, portanto, das metodologias da educação comparada, considerando, por um lado, a representação, também imagética do Baobá na obra de Neves e, por outro, os saberes ancestrais apreendidos oralmente às sombras dos Baobás na Guiné-Bissau. Destacam-se, entre os resultados, a importância do Baobá e dos saberes tradicionais que se relacionam a esta árvore na Guiné-Bissau e o valor destes conhecimentos para uma educação no Brasil, ciente da centralidade dos saberes oriundos da história e das tradições africanas. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (Ecoe), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB).
Abstract: The work aims to contribute to the field of studies on the teaching of Afro-Brazilian history and culture by investigating a central theme in African cultures: the baobab tree. Specifically, it undertakes an interpretative analysis of the children's book "Obax," written and illustrated by André Neves (2010), in juxtaposition with the autobiographical memories of the author of this dissertation, who grew up and was educated in schools in Guinea-Bissau. The work thus employs methodologies of comparative education, considering, on one hand, the representation, also imagery, of the baobab tree in Neves' work, and on the other hand, the ancestral knowledge acquired orally in the shadows of baobab trees in Guinea. Prominent among the results is the significance of the baobab tree and the traditional knowledge associated with it in Guinea- Bissau, as well as the value of this knowledge for education in Brazil, recognizing the centrality of knowledge derived from African history and traditions. The research is linked to the Comparative Studies in Education (Ecoe) research line of the Postgraduate Program in Education (PPGE), within the Faculty of Education (FE) at the University of Brasília (UnB).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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