Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48695
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaAguiarBarbosa_DISSERT.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Usos de plataformas de redes sociais da web: uma abordagem sobre desinformação e postagens enquanto documentos digitais
Autor(es): Barbosa, Fernanda Aguiar
Orientador(es): Roncaglio, Cynthia
Assunto: Fonte de informação
Plataformas de redes sociais digitais
Documento digital
Desinformação
Data de publicação: 10-Jul-2024
Referência: BARBOSA, Fernanda Aguiar. Usos de plataformas de redes sociais da web: uma abordagem sobre desinformação e postagens enquanto documentos digitais. 2023. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília. 2023.
Resumo: A internet tem se fortalecido como um aparelho social de poder no qual plataformas de redes sociais são protagonistas. Essas plataformas são cada vez mais usadas, diariamente, como fontes de informação e não apenas como meio de entretenimento. Por outro lado, essa prática informacional revela a possibilidade de se olhar para as postagens das mídias sociais como um novo tipo de documento digital. E possibilita pensar sobre o que se pode esperar desse novo modelo de informação, quais são os riscos, se há chances de se deparar com frequência com o fenômeno da desinformação, dentre outros aspectos. Este trabalho objetivou analisar o atual modo de se informar por meio das plataformas de redes sociais, a fim de compreender os desdobramentos relativos à essa prática informacional, como a discussão documental relativa às postagens e a ocorrência da desinformação. O método adotado foi o bibliográfico, de natureza exploratória-qualitativa, com aplicação de questionário. Concluiu-se a partir dos resultados desta pesquisa, que de fato, a prática informacional foi alterada e esta transformação foi influenciada pela inclusão das plataformas de redes sociais na vida cotidiana, sendo o risco da desinformação, uma das consequências possíveis dessa nova prática. Por fim, a pesquisa pretende contribuir para os estudos da gestão da informação; estudos sobre novas documentalidades digitais e estudos sobre desinformação.
Abstract: Internet has been enhanced as an empowered social instrument. in which social medias platforms are protagonists These platforms have been increasingly used as a type of information source by users, daily, not only be seen as an entertainment tool. On the other hand, this new way of getting information reveals the possibility of understanding the posts of those social medias, as a new kind of digital record. But there is an increasing concern about what is expected from that new model of information. This paper aims, though, to analyze the current information usage throughout digital social networks. The adopted method used is bibliographical, with qualitative exploratory nature, with the application of forms to interview a group of people. The paper concluded that, indeed, the informational practice nowadays, had been changed by the usage of digital social media platforms, in people’s habit. It is also possible to conclude, that the risk of disinformation is one of the consequences of such new informational practice. As a result, this paper aims to stimulate future discussions on information management, on digital records through the analysis of the posts, and on disinformation.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Estudos Sociais Aplicados
Departamento de Ciência da Informação e Documentação
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.