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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Ana Lúcia Ferreira de-
dc.contributor.authorAlmeida, Vanessa Borges-
dc.date.accessioned2024-07-10T14:01:01Z-
dc.date.available2024-07-10T14:01:01Z-
dc.date.issued2024-04-09-
dc.identifier.citationMORAIS, Ana Lúcia Ferreira de; ALMEIDA, Vanessa Borges. Avaliação baseada em tarefas: subsídios para a formação continuada de professores de línguas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. e1815, 2024. DOI: 10.14393/DLv18a2024-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71625. Acesso em: 10 jul. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48686-
dc.description.abstractEste artigo tem o objetivo de discutir características da avaliação baseada em tarefas em contextos de aprendizagem de língua estrangeira para identificar necessidades de letramento em avaliação de professores. O trabalho relata os resultados de uma investigação conduzida num centro de línguas público que recentemente havia adotado a metodologia de avaliação por tarefas. Fundamenta-se na literatura sobre ensino de línguas baseado em tarefas (Willis; Willis, 2007; Ellis, 2000; Janowska, 2014), avaliação de desempenho (McNamara, 1996; Coombe, 2018) e avaliação para/como aprendizagem (Black et al., 2003; Brookhart, 2013; Carless, 2007; Coombe; Folse; Hubley, 2007; Earl, 2013). Participaram da pesquisa três professoras que lecionavam diferentes níveis de proficiência na escola. Os dados foram coletados por meio de observações de aulas, notas de campo, entrevistas e análise documental. Todos os instrumentos avaliativos utilizados pelas participantes foram analisados quanto a suas características, e os procedimentos empregados foram observados durante a totalidade das aulas lecionadas no período de um semestre letivo. Os resultados indicam o emprego de poucas tarefas de fato, escassez de autenticidade, e oferta de feedback essencialmente corretivo. Em decorrência disso, permitem apontar a necessidade de investimento no letramento em avaliação de professores de línguas para que possam refinar seus conhecimentos sobre tarefas e aprimorar suas práticas avaliativas, de modo a desenvolverem práticas, não apenas mais válidas e confiáveis, como também com maior potencial para orientar a aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação baseada em tarefas : subsídios para a formação continuada de professores de línguaspt_BR
dc.title.alternativeTask-based assessment : subsidies for in-service language teacher educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação baseada em tarefaspt_BR
dc.subject.keywordLetramento - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordLínguas estrangeiras - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/DLv18a2024-15pt_BR
dc.description.abstract1This article has the objective of discussing characteristics of task-based assessment in foreign language learning contexts to identify teachers’ assessment literacy needs. It reports the results of a case study conducted in a public language center that had recently adopted a task-based assessment methodology. It is based on the literature on taskbased language teaching (Willis; Willis, 2007; Ellis, 2000; Janowska, 2014), performance assessment (McNamara, 1996; Coombe, 2018) and assessment for/as learning (Black et al., 2003; Brookhart, 2013; Carless, 2007; Coombe; Folse; Hubley, 2007; Earl, 2013). Three teachers who taught different proficiency levels at school participated in the research. Data were collected through class observations, field notes, interviews, and document analysis. All the assessment instruments used by the participants were analyzed for their characteristics, and the procedures they employed were observed during the total amount of classes taught in the period of one school semester. Results indicate the use of very few tasks, a lack of authenticity, and the provision of essentially corrective feedback. As a result, they allow us to assert the need for investment in language teachers’ assessment literacy so that they can refine their knowledge about tasks and improve their assessment practices, in order to develop practices which are, not only more valid and reliable, but also which have greater potential to promote learning.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9536-8657pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0502-5162pt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/CIL 1 de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
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