Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Diniz Rojas, Nilda Maria | - |
dc.contributor.author | Silva, Fernanda de Jesus da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T01:48:01Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T01:48:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernanda de Jesus da. Evolução biológica sob a perspectiva dos estudantes da rede pública do Distrito Federal. 2022. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48670 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A construção do conhecimento científico deve fazer parte da vida escolar dos(as)
alunos(as) do Ensino Médio, para que se possa aumentar as chances dos alunos serem
capazes de compreender o mundo em que estão inseridos. O conhecimento sobre
Evolução Biológica faz parte desse contexto, embora o ensino desse tema apresente
dificuldades que vão desde a prática docente e a qualidade do material didático às
dificuldades de entendimento dos estudantes. Os objetivos deste trabalho foram os de
identificar nível de conhecimento e o entendimento dos alunos (perfil) da Rede Pública
do Ensino Médio do Distrito Federal acerca do processo de Evolução Biológica,
identificar os materiais utilizados por professores e alunos em suas aulas para subsidiar
a criação de um e-book paradidático com abordagem ao Ensino por Investigação para
a Evolução Biológica. A pesquisa se deu a partir da coleta de dados usando questionário
semiestruturado, aplicado de modo remoto a estudantes do Ensino Médio da Rede
Pública do Distrito Federal. Os dados foram analisados de modo qualitativo pela Análise
Textual Discursiva e de forma quantitativa pela análise de proporções de Respostas às
Questões Objetivas. A análise qualitativa se deu a partir de três questões subjetivas
presentes no questionário, sobre cinco questionários escolhidos aleatoriamente por
sorteio eletrônico. A análise das questões discursivas reforçou a hipótese inicial de que
há um hiato no conhecimento dos alunos quanto à Evolução Biológica, sendo comum a
confusão do processo evolutivo com um processo de melhora gradual (progresso),
direcionado que permite que indivíduos se adaptem a mudanças do ambiente. O plágio
de algumas das respostas recebidas também indicam insegurança dos estudantes com
o tema. Também foi apontada preferência dos estudantes ao uso de materiais digitais
e midiáticos, embora ainda seja frequente o uso do livro didático. Em contrapartida, os
participantes percebem prevalência do uso do quadro pelo professor. As análises e
conclusões sobre os dados da pesquisa embasou a elaboração de um produto
pedagógico que é um livro digital, orientador do processo de ensino e aprendizagem
sobre Evolução na perspectiva do Ensino por Investigação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Evolução biológica sob a perspectiva dos estudantes da rede pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evolução Biológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino investigativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The construction of scientific knowledge must be part of the school life of the students
at the High School, so that the chances of students being able to understand the world
in which they are inserted. Knowledge about Biological Evolution is part of this context,
although the teaching of this subject presents difficulties that go from the practical
teacher and the quality of teaching material to difficulties in understanding students.
The objectives of this work were to identify the level of knowledge and understanding
of the students (profile) of the Public High School Network of Federal District about the
process of Biological Evolution, identify the materials used by teachers and students
in their classes, to support the creation of a didactic e-book with an approach to
teaching by Investigation for the Biological Evolution. The research was based on data
collection using a questionnaire semi-structured, applied remotely to public high school
students from the Federal District. Data were analyzed qualitatively by Textual Analysis
Discursive and quantitatively by analyzing proportions of objective answers to
questions. The qualitative analysis was based on three subjective questions present in
the questionnaire, on five questionnaires chosen randomly by electronic lottery. The
analysis of the discursive questions reinforced the initial hypothesis that there is a gap
in the knowledge of the students about Biological Evolution, being common the
confusion of the process evolutionary process with a process of gradual improvement
(progress), directed that allows individuals adapt to changes in the environment.
Plagiarism of some of the answers received also indicate insecurity of students with
the theme. Was also pointed students' preference for the use of digital and media
materials, although it is still frequent use of textbooks. On the other hand, the
participants perceive the prevalence of use of the board by the teacher. The analyzes
and conclusions about the research data were based on the elaboration of a
pedagogical product that is a digital book, guiding the process of teaching and learning
about Evolution from the perspective of teaching by inquiry. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|