Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Barroso, Eloísa Pereira | - |
dc.contributor.author | Martins, Luana Chaves | - |
dc.contributor.author | Barroso, Sânzia Fernandes | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Simone Farias | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Raquel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T15:09:04Z | - |
dc.date.available | 2024-07-08T15:09:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-01 | - |
dc.identifier.citation | BARROSO, Eloísa Pereira et al. A política de assistência estudantil da UnB: construção e desafios na garantia do direito à educação superior pública e gratuita. Revista Serviço Social em Perspectiva, Montes Claros (MG), v. 8, n.1, p. 77-99, jan./jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.46551/rss202405. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/6737. Acesso em: 08 jul. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48592 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo debater sobre a política de assistência estudantil,
com ênfase na experiência da Universidade de Brasília – UnB, enquanto estratégia fundamental na
garantia do acesso, permanência e diplomação no ensino superior público e gratuito. Na base das
reflexões elaboradas, encontra-se a compreensão de que não basta garantir acesso aos estudantes
em situação de vulnerabilidades socioeconômica ao ensino superior. É fundamental garantir
condições de permanência, sejam elas em suas dimensões objetivas, tais como programas e
projetos pecuniários, e em forma de ações institucionais que atentem aos aspectos subjetivos da
(con)vivência acadêmica. Tendo em vista o objetivo proposto, analisaremos aspectos da recém
aprovada política de assistência estudantil da UnB, destacando os desafios do seu processo de
construção, que se constitui em um importante marco político e normativo interno, e situando o contexto teórico, histórico e metodológico de sua construção. Para tanto, apresentaremos a
estrutura de atuação da UnB no que concerne a assistência estudantil, a fim de situar o contexto
e refletir sobre os desafios que se impõem na garantia do direito à educação superior. Concluise que a política de assistência estudantil se estrutura e tende a consolidar-se num cenário de
lutas permanentes, onde os atores envolvidos constroem e reconstroem estratégias na perspectiva
de fortalecer os direitos já conquistados e ampliá-los cada vez mais face à demanda crescente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unimontes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A política de assistência estudantil da UnB : construção e desafios na garantia do direito à educação superior pública e gratuita | pt_BR |
dc.title.alternative | UnB's student assistance policy : construction and challenges in guaranteeing the right to public and free higher education | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Permanência escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diplomação | pt_BR |
dc.rights.license | Copyright (c) 2023 Revista Serviço Social em Perspectiva (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.46551/rss202405 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aims to discuss the student assistance policy, with emphasis on the
experience of the University of Brasília, as a fundamental strategy in guaranteeing access,
permanence and graduation in public and free higher education. At the base of the elaborated
reflections, there is the understanding that it is not enough to guarantee access to higher education
for students in situations of socioeconomic vulnerability. It is essential to guarantee permanence
conditions, whether in their objective dimensions, such as pecuniary programs and projects, and/or
in the form of institutional actions that address the subjective aspects of academic (coexistence)
experience. In view of the proposed objective, we will analyze aspects of the recently approved
UNB student assistance policy, highlighting the challenges of the construction process of this, which
constitutes an important political and internal normative framework, and placing the theoretical,
historical and methodological context of its construction. To this end, we will present the UNB's
structure of action with regard to student assistance, in order to situate the context and reflect
on the challenges that are imposed in guaranteeing the right to higher education. It is concluded
that the tudent assistance policy is structured and tends to consolidate itself, in a scenario of
permanent struggles, where the actors involved build and rebuild strategies in the perspective of
strengthening the rights already conquered and expanding them more and more, in the face of
the growing demand. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6850-0234 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-8575-8359 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5441-5661 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6532-6680 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0009-5630-4703 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) | pt_BR |
dc.description.unidade | Diretoria de Desenvolvimento Social (DAC DDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|