Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48551
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrieleBortolottoCunha_DISSERT.pdf3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sexagem de Amazona aestiva (Psittaciformes, Psittacidae) por meio de biometria de cabeça e radiográfica
Autor(es): Cunha, Gabriele Bortolotto
Orientador(es): Hirano, Liria Queiroz Luz
Assunto: Dimorfismo sexual
Morfometria
Radiografia veterinária
Ave
Data de publicação: 4-Jul-2024
Referência: CUNHA, Gabriele Bortolotto. Sexagem de Amazona aestiva (Psittaciformes, Psittacidae) por meio de biometria de cabeça e radiográfica . 2023. 65 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Animais) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: As aves da ordem Psittaciformes possuem características singulares, como o bico curvo e os pés zigodáctilos. Há uma grande variedade de tamanho e de cores entre as espécies, o que aliado à sua alta capacidade em interagir com seres humanos, as tornam grandes vítimas do comércio ilegal. Além do tráfico, a perda de habitat e particularidades reprodutivas de alguns grupos colaboram para a queda das populações, por isso, como ferramenta para a conservação da avifauna nativa, estudos sobre a reprodução se fazem necessários. Nas aves, os cromossomos sexuais seguem o padrão Z e W, no qual as fêmeas são heterogaméticas (ZW) e os machos são homogaméticos (ZZ). Os psitaciformes em sua maioria não possuem dimorfismo sexual, necessitando da utilização de técnicas de sexagem, como a visualização direta das gônadas por meio da laparotomia, exames de imagem, análise genéticas, dosagem de hormônios fecais, espectrofotometria de múltiplos ângulos, além de medidas biométricas corporais ou radiográficas. Apesar da análise genética ser atualmente considerada como padrão ouro para a sexagem de aves, o emprego de dados biométricos se apresenta como um método de baixo custo e com resultados imediatos, o que pode auxiliar na rotina do médico veterinário. O objetivo do Capítulo 1 deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre métodos de sexagem em aves. Enquanto no Capítulo 2 avaliou-se medidas de cabeça e a biometria radiográfica para a determinação do sexo da espécie Amazona aestiva, em que foi possível classificar sexualmente machos e fêmeas com nível de acerto de 71,7% em medidas de cabeça, e de 75% a 93,8% com medidas radiográficas através de funções discriminantes compostas de duas a 16 medidas, respectivamente.
Abstract: Birds of the Psittacioformes order exhibit distinctive features such as curved beaks and zygodactylous feet. There is a wide range of sizes and colors among species, coupled with their high capacity to interact with humans, which make them great victims of illegal trade. In addition to illegal trafficking, habitat loss and reproductive peculiarities in some groups contribute to population declines. Therefore, studies on this avian reproduction become essential as a conservation tool for native avifauna. In birds, the sex chromosomes follow the Z and W pattern, in which females are heterogamic (ZW) and males are homogametic (ZZ). Most of Psittaciformes species lack sexual dimorphism necessitating the use of sexing techniques, such as gonad visualization through laparotomy, imaging and genetic analysis, fecal hormone level measurement, multi-angle spectrophotometry, as well as body or radiographic biometry. Despite genetic analysis currently being considered the gold standard for avian sexing, the use of biometric data serves as a low-cost method with immediate results, which can assist in the routine of veterinary practitioners. The aim of Chapter 1 of this study was to conduct a literature review on sexing methods in birds, while Chapter 2 evaluated head measurements and radiographic biometry in determining the sex of the species Amazona aestiva.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Animais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.