Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Del Grossi, Mauro Eduardo | - |
dc.contributor.author | Roos, Rosilene Schardosim | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T17:14:59Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04T17:14:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.citation | ROOS, Rosilene Schardosim. Fatores relacionados à inadimplência no programa nacional de crédito fundiário. 2023. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48543 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O crédito fundiário, operacionalizado no Brasil com o nome de Programa Nacional de Crédito
Fundiário (PNCF), foi implantado em 1997, apoiado na época pelo Banco Mundial, como
uma forma de acesso à terra, complementar à reforma agrária. Esta política pública consiste
em fornecer crédito bancário com juros abaixo do mercado para que agricultores sem-terra ou
com pouca terra possam adquirir um imóvel pelas vias de mercado, ou seja, o beneficiário
identifica um imóvel e negocia sua compra diretamente com o vendedor. O crédito fornecido,
além de possuir taxas de juros muito abaixo de qualquer outra no mercado, possui também um
bônus concedido no pagamento das parcelas que forem amortizadas até a data de vencimento.
Mesmo com essas condições, o programa de acesso à terra possui um número expressivo de
contratos em situação de inadimplência e, diante disso, este estudo buscou captar as possíveis
causas deste inadimplemento. O trabalho está estruturado em formato multipaper, iniciando
com a apresentação do estado da arte sobre a implementação desta política pública no Brasil e
no mundo, por meio de uma revisão sistemática de literatura, utilizando o Methodi Ordinatio,
com pesquisas na base de dados Web of Science, e análise dos trinta artigos mais relevantes
segundo o protocolo aplicado. Para conhecer a situação dos contratos ativos dentro do crédito
fundiário, foram analisadas bases de dados da carteira de crédito, fornecidas pelo gestor do
programa. Posteriormente, realizou-se entrevista semiestruturada com 28 agentes que atuam
na contratação desta linha de crédito diretamente com os beneficiários. As entrevistas, após
transcritas, foram analisadas com o software IRAMUTEQ. Os principais resultados indicam
como possíveis causas para a inadimplência dos contratos: dificuldades com o imóvel adquirido e às renegociações vantajosas oferecidas apenas para os agricultores inadimplentes. No
primeiro caso, a literatura apontou para os problemas que envolvem lotes muito pequenos, de
má qualidade ou localizados em regiões remotas. Os agentes entrevistados corroboram esse
entendimento, porém apontam que isso é reforçado pelo limite estipulado para o crédito, não
sendo suficiente para a compra de um imóvel mais adequado. No segundo caso, não houve
menção direta na literatura, mas os agentes relataram que ao conceder grandes descontos
apenas aos beneficiários inadimplentes, incentiva-se os demais a deixarem de pagar as
parcelas dos seus contratos, com a esperança de também obterem os mesmos descontos no
futuro, estimulando assim um comportamento oportunista pelos beneficiários. Ao discutir os
resultados encontrados nesta pesquisa, sugere-se também melhorias a serem implementadas
na linha de crédito, como forma de manter a qualidade da aplicação e o retorno do recurso
público aplicado. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Fatores relacionados à inadimplência no programa nacional de crédito fundiário | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reforma agrária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inadimplência (Finanças) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The land credit, operationalized in Brazil under the name National Land Credit Program
(PNCF), was implemented in 1997, supported at the time by the World Bank, as a means of
land access complementary to agrarian reform. This public policy involves providing bank
credit with interest rates below the market to landless or small-land farmers so that they can
acquire property through market channels. In other words, the beneficiary identifies a property and negotiates its purchase directly with the seller. The provided credit not only features
interest rates much lower than any other in the market but also includes a bonus granted for
timely installment payments. Despite these favorable conditions, the program has a considerable number of contracts in default, prompting this study to explore the potential causes of
this non-compliance. The research is structured in a multipaper format, stating with the
presentation of the state of the art regarding the implementation of this public policy in Brazil
and globally, through a systematic literature review. The Methodi Ordinatio was employed,
with searches in the Web of Science database and analysis of the thirty most relevant articles
according to the applied protocol. To understand the status of default of contracts within land
credit, credit portfolio databases provided by the program manager were analyzed. Subsequently, semi-structured interviews were conducted with twenty-eight agents involved in contracting this credit line directly with the beneficiaries. The interviews, once transcribed, were
analyzed using the IRAMUTEQ software. The primary results suggest probable causes for
contract default: difficulties with the acquired property and advantageous renegotiations offered only to default farmers. In the first case, the literature points to issues related to very
small, poor-quality lots, or those located in remote regions. The interviewed agents support
this understanding, emphasizing that this is exacerbated by the credit limit stipulated, which is
insufficient for the purchase of a more suitable property. In the second case, although not
mentioned in the literature, agents reported that providing significant discounts only to defaulting beneficiaries encourages others to stop paying their installment payments, hoping to
also receive similar discounts in the future, thereby promoting opportunistic behavior among
beneficiaries. In discussing the findings of this research, suggestions for improvements to be
implemented in the credit line are also proposed to maintain the quality of the application and
the return of public funds invested. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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