Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4854
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_JaniceAnitaBomfimGoulart.pdf4,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Analogias e metáforas no ensino de Física : um exemplo em torno da temática de campos
Autor(es): Goulart, Janice Anita Bomfim
Orientador(es): Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto: Física - estudo e ensino
Data de publicação: Jul-2008
Referência: GOULART, Janice Anita Bomfim. Analogias e metáforas no ensino de Física: um exemplo em torno da temática de campos. 2008. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Embora não haja um consenso sobre o exato papel da analogia no ensino de ciências as discussões a esse respeito têm fornecido parâmetros para o uso da analogia como ferramenta de ensino. O objetivo desse trabalho é retomar essa discussão sob o enfoque de que o raciocínio analógico seja constituinte da própria estrutura do pensamento científico e, portanto, essencial na alfabetização científica e formação cultural do estudante. Nesse sentido, propomos um exemplo do uso da analogia como ferramenta de ensino por meio de um texto de apoio no qual apresentamos o conceito de campo para estudantes do Ensino Médio. Queremos com isso destacar um ensino que explicite os aspectos conceituais do conteúdo escolar de física, em contraste ao ensino que se limita à mera mecanizada manipulação matemática de fórmulas esvaziadas de significado, sem um modelo que as ampare e que torne esse conteúdo significativo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The exact role played by analogy in science teaching is a much discussed topic. Even tough a general consensus has not yet been reached, those discussions have arguably contributed to providing guiding elements in the use of analogy as a teaching tool. This work aims at rethinking the role of analogy in science teaching by considering and highlighting its participation in the very structure of scientific thinking and thus arguing its necessity to the building of scientific literacy and culture. We then propose a new didactic and pedagogical strategy based upon the use of analogy as a tool to explicitly address the conceptual aspects of Physics, contrasting with the teaching based on merely mechanical resolutions of mathematical exercises.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
Licença: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.