Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48532
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_AnaliseFatoresAfetam.pdf644,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMesquita, Robson da Cruz de-
dc.contributor.authorAmiel, Tel-
dc.date.accessioned2024-07-04T15:09:25Z-
dc.date.available2024-07-04T15:09:25Z-
dc.date.issued2023-09-
dc.identifier.citationMESQUITA, Robson da Cruz de; AMIEL, Tel. Análise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertos. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, [S. l.], n. 35, p. 69-77, 2023. DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.35.e8. Disponível em: https://teyet-revista.info.unlp.edu.ar/TEyET/article/view/2418. Acesso em: 4 jul. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48532-
dc.description.abstractA provisão de Recursos Educacionais Abertos (REA) é feita através de serviços como repositórios e referatórios, os quais demandam esforços significativos para serem criados e mantidos. A sustentabilidade desses serviços é usualmente avaliada pela perspectiva financeira. Nesse estudo, buscamos investigar, através de uma revisão sistemática da literatura (RSL) revisada por pares, em português e espanhol, quais fatores impactam a sustentabilidade de serviços REA. A RSL retornou um número limitado de estudos, indicando uma lacuna. Fazendo uso de literatura expandida, um grupo de 13 fatores foram avaliados, por cinco mantenedores de serviços REA, como uma forma de autoavaliação da sustentabilidade dos seu serviços. Os participantes avaliaram os fatores, indicando que a maioria se constitui como relevante para a sustentabilidade de serviços, o que apoia a perspectiva de que a sustentabilidade de serviços REA inclui, mas vai além de recursos financeiros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherSecretaría de Postgrado Facultad de Informática Universidad Nacional de La Platapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise de fatores que afetam a sustentabilidade de repositórios de recursos educacionais abertospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of factors that affect the sustainability of repositories for open educational resourcespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRecursos educacionais abertos (REA)pt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordRepositório digitalpt_BR
dc.rights.licenseEsta obra se distribuye bajo Licencia Creative Commons CC-BY-NC 4.0.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24215/18509959.35.e8pt_BR
dc.description.abstract1The provision of Open Educational Resources (OER) is done through various services, such as repositories and referatories, that require significant efforts to be created and sustained. Sustainability for these services is usually evaluated from the perspective of securing financial resources. In this study we sought to understand, through a systematic literature review (SLR) of peer reviewed publications in Spanish and Portuguese, what factors impact the sustainability of OER services. The SLR unearthed a paucity of studies, pointing to a gap in research. Based on an extended literature, a group of 13 factors were evaluated by maintainers of five OER service providers, and used for self-assessment of the sustainability of their services. The factors were evaluated by participants, who indicated that most were found to be relevant to sustainability, and supports a wider perspective on OER service sustainability which include, but go beyond, financial considerations.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7102-7743pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1775-1148pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Cátedra UNESCO em Educação a Distânciapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48532/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.