Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48524
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ArthurDeOliveiraD'arede_DISSERT.pdf881,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFelix, Loussia Penha Mussept_BR
dc.contributor.authorD'arede, Arthur de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-03T21:29:35Z-
dc.date.available2024-07-03T21:29:35Z-
dc.date.issued2024-07-03-
dc.date.submitted2023-12-21-
dc.identifier.citationD'AREDE, Arthur de Oliveira. Educação jurídica e aproximação à pesquisa: a Faculdade de Direito da Universidade de Brasília no ano de 2022 e as metodologias empregadas nas monografias de final de curso . 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48524-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo analisar o panorama da formação científica dos discentes do curso de direito da Universidade de Brasília (UnB) por meio de uma pesquisa qualitativa/quantitativa acerca das metodologias apresentadas pelos discentes nas monografias apresentadas nos semestres 2021.1 e 2021.2. Assim, em um primeiro momento, investigaremos os impactos da regulamentação da educação jurídica na formação em pesquisa através de suas inovações como a implantação da monografia, a partir da implementação da Portaria nº 1.886/1994 do Ministério da Educação e as posteriores Portaria nº 9/2004 e Resolução nº 5/2018, ambas do Conselho Nacional de Educação. Em um segundo momento, procura-se contextualizar questões metodológicas sobre a pesquisa no direito, interseções e críticas sobre a pesquisa jurídica no país e implementação de dois projetos: o projeto Tuning para a formação de competências na pesquisa jurídica, a implantação do curso de direito da Fundação Getúlio Vargas e a importância da metodologia no ensino do direito. E por fim, em um terceiro momento, pretende-se apresentar uma análise de conteúdo, com desenho de viés quantitativo e qualitativo acerca das metodologias utilizadas pelas alunas e pelos alunos na realização dos trabalhos de conclusão de curso na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília no ano de 2022. Como resultados apresentamos um panorama de métodos utilizados pelos discentes da UnB em seus trabalhos de conclusão de curso em direito na UnB e suas inferências, além de sugestões à coordenação de pesquisa, como o incremento da formação de pesquisa na Faculdade de Direito da UnB, por meio de realização de oficinas e capacitações aos discentes, visando situar melhor o estudante com as metodologias possíveis na pesquisa jurídica, além da busca pela aplicação do projeto pedagógico já aprovado e a mudança na estrutura curricular.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação jurídica e aproximação à pesquisa : a Faculdade de Direito da Universidade de Brasília no ano de 2022 e as metodologias empregadas nas monografias de final de cursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação jurídicapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília. Faculdade de Direitopt_BR
dc.subject.keywordMetodologia de pesquisapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present investigation aims to analyze the panorama of scientific training of law students at the University of Brasília through qualitative/quantitative research on the methodologies presented by students in the monographs presented in the 2021.1 and 2021.2 semesters. Thus, initially, we will investigate the impacts of the regulation of legal education on research training through its innovations such as the implementation of the monograph, based on the implementation of ordinance 1,886/1994 of the Ministry of Education and the subsequent nº 9/ 2004 and Resolution No. 5/2018 both of the National Education Council in 2018. Secondly, we seek to contextualize methodological issues about research in law, intersections and criticisms about legal research in the country and implement two projects: the project Tuning for the formation of skills in legal research, the implementation of the FGV law course and the importance of methodology in teaching law. And finally, in a third moment, we intend to present a content analysis, with a quantitative and qualitative design on the methodologies used by students in carrying out their course completion work at the Faculty of Law of the University of Brasília in the year 2022. As results presented, an overview of methods used by UnB students in their law course completion work at UnB and their inferences, as well as suggestions for the research cooperative, such as increasing research training at Faculty of Law of the UnB, through workshops and training for students, now better equips students with possible methodologies in legal research, in addition to seeking to apply the already approved pedagogical project and changing the curricular structure.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Direito (FD)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.