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dc.contributor.advisorLeite, Letícia Lopes-
dc.contributor.authorSantos, Gleice Louise Garcia Costa dos-
dc.date.accessioned2024-07-03T20:49:41Z-
dc.date.available2024-07-03T20:49:41Z-
dc.date.issued2024-07-03-
dc.date.submitted2024-02-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Gleice Louise Garcia Costa dos. Análise do uso de recursos educacionais em ambiente virtual de aprendizagem e os impactos na evasão de estudantes. 2024. 162 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48519-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Brasília, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA solução dos problemas educacionais, especialmente a evasão, é uma tarefa complexa que não pode ser resolvida com soluções rápidas e imediatas. A evasão merece atenção especial, exigindo estudos, pesquisas e reflexões críticas acerca de nuances que fundamentam, perpassam e constituem abordagens que podem contribuir para entender e combater esse fenômeno que ocorre em todas as formas de aprendizado e níveis educacionais, principalmente na Educação a Distância. Especialistas apontam vários fatores para essa desistência, como a situação econômica do estudante, o impacto na vida social e o uso de tecnologias. Este trabalho se propõe a explorar esse último fator, o uso dos recursos educacionais no Ambiente Virtual de Aprendizagem e o impacto na evasão, a partir de um estudo de caso exploratório com abordagem qualitativa, onde a análise dos dados identificou os recursos mais utilizados em cursos de graduação e sua possível relação com as taxas de evasão. Os resultados sugerem que a diversidade de recursos pode impactar nos índices de evasão, indicando que quanto mais recursos são disponibilizados, maior é a evasão. Portanto, essa análise pode servir como ponto de partida na elaboração de programas, pesquisas e formações visando mitigar a evasão nos cursos a distância e, assim, oferecendo um conjunto de ações educacionais adaptadas a esse contexto.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do uso de recursos educacionais em ambiente virtual de aprendizagem e os impactos na evasão de estudantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade Aberta do Brasil (UAB)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Solving educational problems, especially dropout, is a complex task that cannot be solved with quick and immediate solutions. Evasion deserves special attention, requiring studies, research and critical reflections on the nuances that underlie, permeate and constitute approaches that can contribute to understanding and combating this phenomenon that occurs in all forms of learning and educational levels, especially in Distance Education. Experts point to several factors for this dropout, such as the student’s economic situation, the impact on social life and the use of technology. This work aims to explore this last factor, the use of educational resources in the Virtual Learning Environment and the impact on dropout rates, based on an exploratory case study with a qualitative approach, where data analysis identified the most used resources in courses degree and its possible relationship with dropout rates. The results suggest that the diversity of resources can impact evasion rates, indicating that the more resources are available, the greater the evasion rate. Therefore, this analysis can serve as a starting point in the development of programs, research and training aimed at mitigating dropout rates in distance learning courses and, thus, offering a set of educational actions adapted to this context.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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