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Título: Positive energy schools with cool materials and passive strategies: scenarios and perspectives for the Brazilian context
Autor(es): Correia, Camila Machado de Azevedo
Orientador(es): Amorim, Cláudia Naves David
Coorientador(es): Santamouris, Mattheos
Assunto: Edifícios escolares
Eficiência energética
Edifícios - projeto e construção
Materiais frios
Data de publicação: 3-Jul-2024
Referência: CORREIA, Camila Machado de Azevedo. Positive energy schools with cool materials and passive strategies: scenarios and perspectives for the Brazilian context. 2024. 298 f., il. Tese (Doutorado Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Edifícios padronizados replicáveis podem causar desconforto e aumento no uso de ar-condicionado atualmente e no futuro. Além disso, materiais super frios são soluções passivas eficazes para aprimorar o potencial de edifícios com energia positiva e sobrevivência passiva. Portanto, hipotetiza-se que seja possível alcançar energia positiva, conforto térmico, resiliência térmica e sobrevivência passiva em escolas públicas brasileiras padronizadas do FNDE, com fácil replicabilidade em oito zonas bioclimáticas, utilizando materiais frios, outras estratégias passivas e produção de energia local a partir de sistemas fotovoltaicos. Portanto, esta tese é estruturada pelos seguintes objetivos específicos e métodos: identificar o desempenho termoenergético das atuais escolas públicas brasileiras padronizadas em oito zonas bioclimáticas por meio de simulações do DesignBuilder e análise de conforto térmico adaptativo da ASHRAE 55; verificar materiais frios adequados e estratégias passivas para alcançar conforto térmico por meio de simulações de otimização com o EnergyPlus e o algoritmo JEA, análise de sensibilidade e balanço térmico; avaliar a resiliência térmica e a sobrevivência passiva das escolas no presente e futuro (Ano Meteorológico Típico - TMY, 2050 e 2080) com indicadores de frequência, intensidade e severidade; e avaliar o alcance de um balanço energético positivo. Os resultados mostraram que os modelos escolares atuais carecem de conforto térmico. Assim, recomendam-se diferentes tipos de tintas frias: Termocrômicas para áreas dominadas por aquecimento; Espectralmente Seletivas para áreas secas dominadas por resfriamento e Alta Emissividade de Banda Larga para áreas úmidas dominadas por resfriamento extremo. Em relação ao envelope opaco, recomendam-se telhados planos de massa térmica e paredes isoladas. Em 7 das 8 zonas climáticas, a tinta fria sobre o telhado plano de massa térmica foi a estratégia passiva mais influente no conforto térmico, seguida pela ventilação natural. O modelo escolar otimizado garante conforto térmico e sobrevivência passiva em todas as zonas bioclimáticas em TMY sem ar-condicionado, alcançando facilmente um balanço energético positivo com o sistema fotovoltaico. Apesar dos resultados melhorados no conforto térmico e na autonomia passiva em todos os cenários, o modelo otimizado apresenta uma maior porcentagem de horas ocupadas em condições perigosas de calor. Consequentemente, é necessário o uso de condicionamento artificial e um aumento de até 18,75% no sistema fotovoltaico para garantir conforto térmico, sobrevivência passiva e energia positiva.
Abstract: Standardized replicable buildings can cause discomfort and increased air conditioning usage currently and in the future. Besides, supercool materials are effective passive cooling solutions to enhace the potential for positive energy buildings and passive survivability. Therefore, It is hypothesized that it is possible to achieve positive energy, adequate thermal comfort, thermal resilience and passive survivability in Brazilian standardized public schools of the FNDE with easy replicability in eight bioclimatic zones using cool materials, other passive strategies and local energy production from photovoltaic system. Hence, this thesis is structured by the following specific objectives and methods: identify thermoenergetic performance of current standardized brazilian public schools in 8 bioclimatic zones through DesignBuilder simulations and ASHRAE 55 adaptive thermal comfort analysis, verify suitable cool materials and passive strategies to achieve thermal comfort by optimization simulations with EnergyPlus and JEA Algorithm, sensitivity and heat balance analysis, evaluate the thermal resilience and passive survivability of the schools in present and future (Typical Meteorological Year – TMY, 2050 and 2080) with frequency, intensity and severity indicators and assess achieving a positive energy balance. Results showed that the current school models lack thermal comfort. Thus, different cool paints are recommended: Thermochromic for Heating-dominated; Spectrally Selective for Cooling-dominated dry and High Broadband Emissivity for Extreme-cooling-dominated humid zones. Regarding opaque envelope, thermal mass flat roofs and insulated walls are advised. In 7 out of the 8 climates, the cool paint on thermal mass flat roof was the most influential passive strategy on thermal comfort, followed by natural ventilation. The optimized school model ensures thermal comfort and passive survivability across all bioclimatic zones in TMY without artificial air conditioning, easily achieving a positive energy balance with PV system. Despite improved results in thermal comfort and passive autonomy in all scenarios, the optimized model exhibits higher percentage of occupied hours in dangerous heat. Consequently, artificial conditioning and a PV system increase of up to 18.75% are necessary to ensure thermal comfort, passive survivability and positive energy.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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