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Título: Trilha interpretativa como ferramenta didática ao ensino de geografia : trabalhando o conceito de paisagem no ribeirão Sobradinho
Autor(es): Rodrigues, Débora Maria de Santana
E-mail do autor: debmsr@hotmail.com
Orientador(es): Silva, Edilene Américo
Assunto: Ensino de geografia
Trabalho de campo
Bacias hidrográficas - Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 26-Jun-2024
Referência: RODRIGUES, Débora Maria de Santana. Trilha interpretativa como ferramenta didática ao ensino de geografia: trabalhando o conceito de paisagem no ribeirão Sobradinho. 2024. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Essa dissertação teve por objetivo a produção de uma cartilha digital como ferramenta de discussão geográfica da categoria Paisagem por meio da criação de um roteiro de trilha interpretativa às margens do Ribeirão Sobradinho em Sobradinho (DF), onde há um projeto ambiental comunitário na Área de Preservação Permanente (APP). A elaboração de um material pedagógico, acessível e coerente com a realidade ambiental e social, visou considerar o contexto ambiental do Ribeirão Sobradinho e o projeto ambiental; a categoria Paisagem e os novos atravessamentos do ensino de Geografia que defendem abordagens que incentivem o pensar-geograficamente. A partir da identificação dos pontos interpretativos do percurso de trilha ecológica existente no projeto ambiental, considerou-se a percepção e a interpretação ambiental como bases da elaboração das trilhas interpretativas. Dessa forma, foi possível a definição de cinco pontos de atratividade para interpretação que nortearam o percurso de trilha interpretativa da Cartilha para a compreensão da paisagem e fomento do sentimento de pertencimento do educando à sua realidade. A metodologia do trabalho, considerou uma abordagem geográfica centrada no espaço vivido, filiada, portanto, à Geografia Humanista, com a abordagem do método qualitativo a partir do levantamento bibliográfico, documental, trabalho de campo, registro fotográfico, uso de mapas, gráficos e figuras. A utilização da Cartilha permitiu compreender sobre a importância da construção de propostas e materiais que consideram espaços não formais de aprendizagem, agentes mediadores para além do professor, ferramentas para além do livro didático e o lugar como importante referência na construção do conhecimento geográfico do aluno. A Cartilha é um material de mediação de uma experiência que a trilha interpretativa possibilitou evidenciar e dialogar com a problemática ambiental, amparada pelo conceito de Paisagem na perspectiva do lugar de vivência dos estudantes, além de contribuir para o compartilhamento e para o exercício de propostas no âmbito da Geografia escolar que sugerem maneiras de tornar a seara do conhecimento geográfico mais dinâmica e significativa.
Abstract: The aim of this dissertation was to produce a digital booklet as a tool for discussing the geographical category of Landscape through the creation of an interpretive trail on the banks of the Sobradinho Stream in Sobradinho (DF), where there is a community environmental project in the Permanent Preservation Area (APP). The development of educational material that is accessible and coherent with the environmental and social reality aimed to take into account the context of the Sobradinho Stream environment and the ecosystem project; the category of Landscape and the new approaches to teaching geography that advocate teaching approaches that encourage the think geographically. Based on the identification of the interpretive points of the existing ecological trail in the environmental project, we considered environmental perception and interpretation as the basis for the production of interpretive trails. In this way, it was possible to define five points of attraction for interpretation that guided the interpretive trail of the Booklet for understanding the landscape and fostering the student's sense of belonging to their reality. The methodology used in the work considered a geographical approach centered on the lived space, therefore affiliated with Humanist Geography, using the qualitative method based on a bibliographical and documentary survey, fieldwork, photographic records, and the use of maps, graphs, and figures. Using the Booklet allowed us to understand the importance of building proposals and materials that take into account non-formal learning spaces, mediating agents other than the teacher, tools other than the textbook and place as an important reference in building students' geographical knowledge. The Booklet is a material for mediating an experience in which the interpretive trail made it possible to highlight and dialog with the environmental problem, supported by the concept of Landscape from the perspective of the place where the students live, as well as contributing to the sharing and exercise of proposals within the scope of School Geography that suggest ways of making the field of geographical knowledge more dynamic and meaningful.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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