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Título: Afetividade e correção e/ou tratamento de erros de dois professores de E/LE da rede pública do DF
Autor(es): Scherer, Deise Librelotto
Orientador(es): Ortíz Alvarez, Maria Luisa
Assunto: Afetividade
Ensino e aprendizagem
Prática de ensino - educadores
Professores - língua estrangeira
Ambiente de sala de aula
Data de publicação: 27-Mai-2010
Referência: SCHERER, Deise Librelotto. Afetividade e correção e/ou tratamento de erros de dois professores de E/LE da rede pública do DF. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Esta pesquisa é do tipo qualitativo-interpretativista e tem como objetivos identificar os fatores afetivos que estão presentes na sala de aula de E/LE (Espanhol como Língua Estrangeira), verificar se o professor corrige ou trata o erro e de que forma o faz, e também verificar se os fatores afetivos presentes na sala de aula de E/LE influenciam positiva ou negativamente a correção e/ou o tratamento do erro. Para alcançar esses objetivos, utilizamos instrumentos de coleta de dados pertinentes com o tipo de pesquisa supracitado, tais como: questionários, entrevistas, técnica da narrativa, observação e gravação das aulas em áudio e em vídeo. Os participantes da pesquisa são dois professores da rede pública de ensino de línguas do DF e suas respectivas turmas. Este estudo teve por base considerações teóricas de Wallon (1968, 1971, 1978) e de Vygotsky (1993, 1994, 1998) para abordar a presença de aspectos afetivos na relação professor-aluno e suas possíveis influências no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula de LE. Destacamos também em nossos pressupostos teóricos sentimentos inerentes ao ambiente da sala de aula de LE tais como ansiedade e inibição. Além disso, nos baseamos em categorias adotadas em estudos realizados por um grupo de Campinas acerca da afetividade em sala de aula, as quais destacam a postura e o conteúdo verbal do professor, bem como suas decisões pedagógicas, a fim de observar a interação entre o professor e seus alunos. Os dados revelaram que as situações de sala de aula, principalmente as que expõem os alunos, envolvem sentimentos tais como vergonha, desconforto e constrangimento, e que o tipo de feedback do professor contribui para amenizar tais sentimentos. Os dados revelaram também que os professores exercem sua autoridade em sala de aula e que há uma boa relação entre professor e alunos baseada no respeito mútuo, o que facilita a correção e/ou tratamento do erro. Quanto à postura, os dados mostram atitudes diferentes de um professor para outro. Um deles faz mais uso de movimentos e aproximações físicas e o outro se mantém distante. Ambos são adequados no trato com as palavras. As decisões pedagógicas manifestam, de uma forma ou de outra, o envolvimento dos professores com o objeto de conhecimento que ensinam. Por último, os dados revelaram que ambos os professores corrigem mais do que tratam o erro. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This is a qualitative-interpretative research whose objectives are to identify the affective factors that are present in the E/LE (Spanish as Foreign Language) classroom, to verify if the teacher corrects or treats errors and which procedures are employed to make these corrections. We also aim to verify if the affective factors present in the E/LE classroom positively or negatively influence the correction and/or the treatment of the error. To reach these objectives, we used data acquisition instruments applicable to this kind of research, such as questionnaires, interviews, narrative technique, observation, and video and audio recording of the classes. The participants in the research are two teachers at public language schools in the DF (Federal District/Brazil) and their respective school groups. This study is based on the theoretical considerations of Wallon (1968, 1971, 1978) and Vygotsky (1993, 1994, 1998) to investigate the presence of affective aspects in the teacher-student relationship and its possible influences in the teaching and learning process in LE classrooms. In the theoretic studies, we also consider the feelings inherent to the LE classroom environment, such as anxiety and inhibition. Moreover, we are using the categories defined by studies carried out by a research group at the Campinas University (Brazil) concerning the affectivity in the classroom: the physical posture and the verbal output of the teacher, as well as his pedagogical decisions, in order to observe the interaction between the teacher and his students. The analysis of the data shows that the situations in the classroom, mainly those ones that expose the students, involve feelings such as shame, discomfort and constraint, and that the type of feedback given by the teacher contributes to the reduction of such feelings. The data also revels that the teachers exert their authority in the classroom, and there is a good relationship between the teacher and the students based on mutual respect. These aspects make the correction and/or treatment of the error easier. In relation to the teachers’ posture, the data show different attitudes between the teachers. One of them uses more body movements and physical approaches, whereas the other one remains distant from the students. Both are efficient in their verbal communication. The pedagogical decisions reveal the involvement of the teachers with the E/LE. Finally, the data shows that both teachers correct more than deal with the error.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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