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ARTIGO_ChavesAnaliticasCompreensao.pdf424,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorYannoulas, Silvia Cristina-
dc.date.accessioned2024-06-24T13:25:43Z-
dc.date.available2024-06-24T13:25:43Z-
dc.date.issued2024-01-03-
dc.identifier.citationYANNOULAS, Silvia Cristina. Chaves analíticas para a compreensão do projeto educacional da nova direita: estratégias essenciais e particularidades brasileiras. Revista Educación, Política y Sociedad, [S. L.], v. 9, n. 1, 8-41, 2024. https://doi.org/10.15366/reps2024.9.1.001pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48375-
dc.description.abstractEnsaio baseado em revisão intensiva da literatura, que objetiva caracterizar o projeto educacional da Nova Direita no século XXI. A partir do caso brasileiro foi realizada uma aproximação ao caso argentino, que permitiu desvendar estratégias comuns do projeto nos dois países: a reedição do debate sobre o papel da família e do Estado a partir do questionamento à incorporação do materialismo histórico dialético e os estudos de gênero nos conteúdos curriculares; a ampliação e diversificação dos sentidos de privatização da educação e o reforço ao papel subsidiário do Estado em matéria educacional; e a recomposição da relação entre educação e emprego/ocupação com as reformas do ensino médio e a consolidação do processo de individualização do social. O caso argentino permitiu visualizar algumas táticas particulares do projeto educacional da Nova Direita no Brasil: a militarização das escolas e a expansão da educação domiciliar, não abordadas neste artigo. A revisão de literatura realizada permite apontar dois eixos transversais necessários para a implementação desse projeto: a desvalorização do trabalho docente profissional reflexivo, e a desarticulação das políticas educativas de diversidade voltadas para a inclusão escolar de grupos historicamente desfavorecidos. Concluímos que é possível distinguir um projeto educacional articulado pela Nova Direita, que reinstala e atualiza polêmicas transcendentais da política educacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUAM edicionespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleChaves analíticas para a compreensão do projeto educacional da nova direita : estratégias essenciais e particularidades brasileiraspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordNova direitapt_BR
dc.subject.keywordDireito à educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação básica - Brasil - Argentinapt_BR
dc.subject.keywordTrabalho docentept_BR
dc.rights.license(CC BY NC) Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15366/reps2024.9.1.001pt_BR
dc.description.abstract1Essay based on intensive literature review to characterize the educational project of the New Right in the XXI century. The Argentine case contributed to illuminate the Brazilian case, allowing to visualize three common strategies of the educational project of the New Right: the reissue of the debate on the role of the family and the State starting from the questioning of the inclusion of historical-dialectical materialism and the gender studies in curricular content; the expansion and diversification of the meanings of privatization and the subsidiary role of the State in education; and the recomposition of the relationship between education and employment/occupation with the reforms of secondary education and the consolidation of the process of individualization of the social. These strategies are distinguished from some particularities of the Brazilian case (such as the militarization of schools or the expansion of home education (or home schooling), not addressed in this article). The literature consulted points to two cross-cutting and necessary axes of this educational project: the devaluation of reflective professional teaching work, and the disarticulation of educational policies for the school inclusion of historically disadvantaged groups. We conclude that it is possible to distinguish an educational project articulated by the New Right, which updates the transcendental controversies of educational policy.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6662-9528pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
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