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Título: O elefante na casa : invisibilidade da pornografia no contexto do abuso sexual cometido por adolescentes
Autor(es): Espíndola, Bárbara Almeida de
Orientador(es): Costa, Liana Fortunato
Assunto: Violência sexual
Adolescentes - atos ilícitos
Pornografia
Polivitimização
Data de publicação: 21-Jun-2024
Referência: ESPÍNDOLA, Bárbara Almeida de. O elefante na casa: Invisibilidade da pornografia no contexto do abuso sexual cometido por adolescentes. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O abuso sexual cometido por adolescentes é um recorte do fenômeno da violência ainda pouco estudado no Brasil, embora ocorra em território nacional e internacional. As pesquisas internacionais estão mais avançadas em mapear os facilitadores do contexto para o cometimento da violência sexual, e os estudos recentes demonstram incluir a pornografia neste cenário. Assim, identificou-se uma lacuna no entendimento do lugar que este elemento ocupa nas relações destes jovens com o desabrochar da sexualidade, e como é a configuração desta participação no circuito da violência. Trata-se de uma situação com muitas camadas de complexidade, envolvendo interações familiares e institucionais, vulnerabilidades sociais, polivitimizações, além de ser um assunto ainda considerado tabu em nossa sociedade. Para abranger as interrelações contextuais, utilizou-se como referencial teórico a epistemologia novo paradigmática, pelos pressupostos da complexidade, instabilidade e intersubjetividade. Portanto, tendo em vista a lacuna existente, tratou-se de uma pesquisa de caráter exploratório, cujo objetivo geral foi ampliar a compreensão acerca da associação entre o acesso a pornografia e o cometimento de ofensa sexual por adolescentes do gênero masculino. Para isso, adotou-se uma proposta qualitativa multimétodos, por meio da pesquisa-ação e pesquisa documental, cujos resultados foram analisados pelas ferramentas metodológicas da Análise Temática Reflexiva de Braun e Clarke. A pesquisa se deu em uma instituição pública de saúde, em um núcleo especializado no atendimento de violências no ano de 2023. Os participantes foram todos os 13 adolescentes convocados para o primeiro Grupo Multifamiliar (GM), e os 14 adolescentes do segundo GM. Os instrumentos utilizados fazem parte do protocolo de avaliação e ação adotados pela instituição. O primeiro instrumento foi o prontuário individual de cada adolescente participante, preenchido pela equipe na etapa de acolhimento e entrevista familiar. O segundo instrumento foi o GM, que é o método de intervenção multiprofissional com as famílias. As sessões de grupo discutidas neste estudo foram referentes às temáticas “Abuso sexual é um crime” e “Sexualidade”. Após a coleta das informações foi realizada a análise dedutiva dos prontuários, que resultou em três temas abrangentes e quatro subtemas. Esses resultados demonstraram a presença de polivitimizações individuais e familiares, a baixa supervisão parental e falta de pertencimento familiar, revelando o lugar invisibilizado da pornografia na vida destas famílias. Após, aplicou-se a análise indutiva de seis etapas, a fim de complementar as informações fornecidas pelos prontuários. Foram gerados quatro temas e quatro subtemas da sessão “Abuso sexual é um crime”, e quatro temas e três subtemas da sessão “Sexualidade”. Os resultados das sessões indicaram o sofrimento das famílias ao falar sobre sexualidade, a dificuldade em lidar com o tema, a negação como recurso de enfrentamento e o silenciamento do sofrimento dos adolescentes provocado pela masculinidade hegemônica. Dessa forma, esta pesquisa concluiu que a pornografia possui um lugar invisibilizado no contexto do abuso sexual cometido por adolescentes, além de ser um elemento facilitador para o cometimento da violência sexual e um recurso desadaptativo de enfrentamento ao sofrimento. Estes achados contribuem para a ampliação do conhecimento sobre o como a pornografia influencia a violência sexual, possibilitando a elaboração de novas intervenções nos contextos de proteção à criança e ao adolescente. As limitações referem-se ao tipo de pesquisa realizada em contexto de intervenção, no qual há menor possibilidade de escolha e aplicação de outros métodos, além das dificuldades advindas da pandemia do coronavírus, que ocasionou o acúmulo de casos e a sobrecarga física e emocional da equipe multiprofissional.
Abstract: Sexual abuse committed by adolescents is a part of the phenomenon of violence, which has received little attention in Brazil, despite occurring both nationally and internationally. International research is more advanced in mapping the contextual facilitators for committing sexual violence, and recent studies demonstrate that pornography is included among these facilitators. A gap in the literature was identified in the understanding of the role this element plays in the relationships of these young people with the development of their sexuality, and how pornography participates in the circuit of violence. This is a complex situation that involves different layers of family and institutional interactions, social vulnerabilities, polyvictimization, and a topic still considered a taboo in our society. To address most of the contextual interrelationships, the present study was guided by the new paradigmatic epistemology based on the assumptions of complexity, instability, and intersubjectivity. Therefore, considering the existing research gap, this is an exploratory study aimed at broadening the understanding of the association between the use of pornography and the commitment of sexual abuse by male adolescents, using a qualitative, multi-method approach. In order to do this, the methodological strategies used were action and documental research, and the results were analyzed using Braun and Clarke's Reflexive Thematic Analysis. This study was carried out at a public health institution, in a specialized center for handling cases of violence in 2023. The participants were all the thirteen individuals summoned for the first Multifamily Group (MG) and the fourteen of the second GM. The instruments used are part of the evaluation and action protocol adopted by the institution. The first was the records of participants’ life stories, filled out by the multiprofessional team during the family interview stage. The second instrument was the MG, which is the multiprofessional method of intervention with the families. The group sessions discussed in this study concerned the topics “Sexual abuse is a crime” and “Sexuality”. Following the data collection, a deductive analysis was conducted regarding the participants’ life stories, resulting in three themes and four subthemes. These results demonstrated the presence of individual and family polyvictimization, low parental supervision, and a sense of not belonging, revealing the unseen place of pornography in the life of these families. Subsequently, a six-step inductive analysis was conducted to complement the information from the life records. Four themes and four subthemes were created from the “Sexual abuse is a crime” session, and four themes and three subthemes emerged from the “Sexuality” session. The results showed the suffering of families when talking about sexuality, the difficulty in dealing with the topic, the use of denial as a coping strategy, and the silencing of adolescents' suffering caused by hegemonic masculinity. Thus, this study concludes that pornography not only has an invisible place within the context of sexual abuse committed by adolescents, but is also a facilitating element for sexual violence and a maladaptive coping mechanism. These findings contribute to broadening the understanding of how pornography influences sexual violence, enabling the development of new interventions related to the protection of children and youth. Limitations include the type of study, carried out within an intervention setting in which the other methods might not be appropriate, as well as adversities arising from the coronavirus pandemic, which led to the accumulation of cases and the physical and emotional overload of the multiprofessional team.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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