Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48354
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IagoBarrosDosAnjosSilva_DISSERT.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Análise combinatória : uma abordagem com base em questões do ENEM
Autor(es): Silva, Iago Barros dos Anjos
Orientador(es): Rodrigues, Luciana Maria Dias de Ávila
Assunto: Análise combinatória
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Abordagem metodológica
Data de publicação: 20-Jun-2024
Referência: SILVA, Iago Barros dos Anjos. Análise combinatória: uma abordagem com base em questões do ENEM. 2024. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de abordagem metodológica a respeito do conteúdo Análise Combinatória e visa analisar como uma atividade elaborada acerca desse assunto, fundamentada em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pode contribuir para o aprendizado dos discentes do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública. Em particular, esta pesquisa aborda as competências e habilidades associadas à Combinatória, conforme definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), discute aspectos relevantes acerca do ENEM e analisa como o livro didático, utilizado pelos estudantes participantes da pesquisa, trata o conteúdo Análise Combinatória. Além disso, este estudo explora conceitos e exemplos relacionados aos seguintes temas: princípio multiplicativo, princípio aditivo, permutação simples, permutação com elementos repetidos, arranjo simples e combinação simples. Ademais, é feita uma análise das respostas dos alunos participantes da pesquisa em relação a uma atividade elaborada sobre Análise Combinatória, baseada em questões do ENEM, e das justificativas associadas às alternativas de cada questão dessa atividade. Com base nos resultados obtidos, é conduzido um trabalho de intervenção pedagógica para os discentes que participaram deste trabalho. Nesse contexto, a pesquisa apresenta indicativos de que esse tipo de abordagem pode contribuir para o processo de preparação dos alunos para responder à prova do ENEM, bem como para a formação geral dos estudantes.
Abstract: The present work presents a proposal for a methodological approach regarding the content of Combinatorial Analysis and aims to analyze how an activity elaborated on the subject, based on questions from the National High School Exam (ENEM), can contribute to the learning of students in the third year of high school in public schools. In particular, this research addresses the skills and skills associated with Combinatorics, as defined by the National Common Core Curricular (BNCC), discusses relevant aspects about ENEM and analyzes how the book didactic, used by students participating in the research, deals with the content Analysis Combinatorics. Furthermore, this study explores concepts and examples related to following themes: multiplicative principle, additive principle, simple permutation, permutation with repeated elements, simple arrangement and simple combination. Furthermore, it is an analysis of the responses of students participating in the research was carried out in relation to a activity developed on Combinatorial Analysis, based on ENEM questions, and the justifications associated with the alternatives for each question in this activity. Based on the results obtained, pedagogical intervention work is conducted for the students who participated in this work. In this context, the research presents indications that this type of approach can contribute to the process of preparing students to take the ENEM test, as well as to the general training of students.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.