Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48325
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MairaRochaSantos_TESE.pdf61,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital : em busca da inclusão
Autor(es): Santos, Maíra Rocha
Orientador(es): Gomes, Marilia Miranda Forte
Assunto: Governo digital
Idosos - aprendizagem
Inclusão digital
Data de publicação: 18-Jun-2024
Referência: SANTOS, Maíra Rocha. Habilidades digitais de pessoas idosas para o Governo Digital: em busca da inclusão. 2023. 401 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A Tese consiste em uma coletânea de artigos que abordam uma questão premente no cenário brasileiro: a desigualdade digital, com foco nas pessoas idosas e, como desenvolver as habilidades digitais desse grupo, pode colaborar para uma participação cidadã dessas pessoas. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é propor ações de melhoria com a finalidade de tornar o processo de digitalização do governo mais inclusivo para esse grupo. Com o advento da era da informação e do envelhecimento, a relação dessa parcela da população com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se torna cada vez mais crucial. O desafio está em incluir essas gerações mais experientes na revolução tecnológica, especialmente no contexto do Governo Digital, onde serviços públicos e informações estão cada vez mais digitalizados. Desse modo, o trabalho se propõe a desenvolver e aplicar um modelo teórico na metodologia de equações estruturais para explicar e explorar as Habilidades digitais propostas neste estudo, a saber: Computer Literacy, Digital Literacy e Digital Competence no contexto da aprendizagem Digital ao Longo da Vida. Em última análise, a busca por um modelo de aceitação/uso do e-governo por pessoas idosas enfatiza a importância das habilidades digitais no contexto da sociedade cada vez mais informatizada. A Digital Competence emerge como o fator mais influente na adoção/uso do e-governo, com a Digital Literacy desempenhando um papel de mediação crucial. O trabalho também aborda a heterogeneidade da população idosa e usa a Teoria das Gerações para ajudar a explicar o contato desses indivíduos com a tecnologia e a influência do fator geracional nesse grupo. Os resultados das habilidades digitais e uso da internet por gerações deixa visível a exclusão de determinados grupos, sobretudo homens e mulheres pretas. Como fatores que impedem que as pessoas idosas desenvolvam suas habilidades digitais observou-se desde problemas estruturais como a Digital Divide, a falta de escolaridade e a renda precária, até fatores centrados no indivíduo como a sua geração de nascimento e suas limitações físicas e cognitivas, sobretudo na “Geração Silenciosa” das pessoas idosas com 80 anos e mais. Nesse contexto desafiador as universidades, o governo, a sociedade e as organizações do terceiro setor desempenham um papel fundamental na promoção dessas habilidades digitais ao longo da vida. A criação de Observatórios de Pesquisa, como o exemplo do "Observatório da Longevidade Digital", fruto das implicações práticas desta tese, emerge com uma abordagem empírica para ajudar a tratar o fenômeno. Isso não apenas facilita a organização e difusão de informações relevantes sobre esse cenário, mas também capacita e sensibiliza a sociedade para a inclusão da população idosa, na era digital. Assim, conclui-se que promover ativamente essas habilidades digitais, sobretudo a Digital Competence entre as pessoas idosas, é fundamental para reduzir essa desigualdade digital e permitir a participação efetiva desse grupo no Governo Digital, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, cidadã e tecnologicamente capacitada.
Abstract: The Thesis consists of a collection of articles that address a pressing issue in the Brazilian scenario: digital inequality, with a focus on elderly people and how developing the digital skills of this group can contribute to their civic participation. In this sense, the general objective of the work is to propose improvement actions with the aim of making the government's digitalization process more inclusive for this group. With the advent of the information age and aging, the relationship of this portion of the population with Information and Communication Technologies (ICTs) becomes increasingly crucial. The challenge is to include these more experienced generations in the technological revolution, especially in the context of Digital Government, where public services and information are increasingly digitized. In this way, the work proposes to develop and apply a theoretical model in the methodology of structural equations to explain and explore the Digital Skills proposed in this study, namely: Computer Literacy, Digital Literacy and Digital Competence in the context of Lifelong Digital Learning. Ultimately, the search for a model of acceptance/use of egovernment by older people emphasizes the importance of digital skills in the context of an increasingly computerized society. Digital Competence emerges as the most influential factor in the adoption/use of e-government, with Digital Literacy playing a crucial mediating role. The work also addresses the heterogeneity of the elderly population and uses the Theory of Generations to help explain the contact of these individuals with technology and the influence of the generational factor in this group. The results of digital skills and internet use across generations make visible the exclusion of certain groups, especially black men and women. The factors that prevent older people from developing their digital skills range from structural problems such as the Digital Divide, lack of education and precarious income, to factors centered on the individual such as their birth generation and their physical and cognitive limitations, especially in the “Silent Generation” of elderly people aged 80 and over. In this challenging context, universities, government, society and third sector organizations play a fundamental role in promoting these lifelong digital skills. The creation of Research Observatories, such as the "Digital Longevity Observatory", as a result of the practical implications of this thesis, emerges with an empirical approach to help treat the phenomenon. This not only facilitates the organization and dissemination of relevant information about this scenario, but also trains and raises awareness in society regarding the inclusion of the elderly population in the digital age. Therefore, it is concluded that actively promoting these digital skills, especially Digital Competence among older people, is fundamental to reducing this digital inequality and allowing this group to effectively participate in Digital Government, contributing to a more inclusive, civic-minded and technologically capable society.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.