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LorenaDosSantosRodrigues_DISSERT.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Ana Maria Nogales-
dc.contributor.authorRodrigues, Lorena dos Santos-
dc.date.accessioned2024-06-18T17:15:20Z-
dc.date.available2024-06-18T17:15:20Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.date.submitted2023-04-17-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lorena dos Santos. Ensino remoto em tempos de pandemia: repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48324-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho teve como objetivo compreender como o ensino remoto repercutiu na vida escolar dos estudantes da rede pública dos anos iniciais da Região Administrativa de São Sebastião-DF. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com pais e responsáveis e entrevistas em profundidade com professores e gestores de quatro escolas urbanas de São Sebastião- Distrito Federal. Para a análise dos resultados, considerou-se como fio condutor treze fatores associados ao desempenho escolar em tempos de pandemia, compilados a partir de revisão de literatura. Os resultados evidenciaram que o ensino remoto emergencial deixou marcas profundas na comunidade escolar pesquisada. Entre as famílias entrevistadas, grande parte de muito baixa renda, o ambiente inadequado para o estudo em casa, o uso de equipamentos compartilhados, a baixa qualidade de acesso à internet, a falta de tempo, e o fato de não dominar o conteúdo e as técnicas de ensino foram as principais dificuldades relatadas. Para os professores, uma das principais barreiras foi transpor sua prática pedagógica para as mídias digitais, como também, a dificuldade de estabelecer limites entre a vida privada e a profissional. Para os gestores, o maior desafio foi reorganizar a forma de trabalho para apoiar professores e as famílias. A pressão emocional, sentimentos de tristeza, ansiedade e desejo que as coisas fossem diferentes foram aspectos recorrentemente mencionados nos três grupos. No que se refere à comunicação entre a comunidade escolar, os pais e responsáveis reconheceram o esforço realizado por professores e gestores durante o ensino remoto, o que revela que a escola estava atenta e proativa às necessidades das famílias. Finalmente, a pesquisa apontou para a necessidade de entender como pandemias, tragédias e situações adversas afetam a educação e acirram as desigualdades educacionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino remoto em tempos de pandemia : repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordSão Sebastião (DF)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The work aims to understand how remote teaching repercussions in the school life of public school students of the Elementary Education of the administrative region of São Sebastião-Distrito Federal. A quantitative survey was conducted with parents and guardians, and in-depth interviews with teachers and administrators from four urban schools in São Sebastião, Distrito Federal. For the analysis of the results, thirteen factors associated with academic performance in times of pandemic were considered as a guiding thread, compiled from a literature review. The results showed that emergency remote teaching has left deep marks on the surveyed school community. Among the interviewed families, most of whom had very low income, the main difficulties reported were the inadequate study environment at home, the use of shared equipment, low-quality internet access, lack of time, and not mastering the content and teaching techniques. For teachers, one of the main barriers was transferring their pedagogical practice to digital media, as well as the difficulty of establishing boundaries between personal and professional life. For administrators, the biggest challenge was reorganizing the way of working to support teachers and families. Emotional pressure, feelings of sadness, anxiety, and the desire for things to be different were recurrently mentioned in all three groups. Regarding communication within the school community, parents and guardians recognized the effort made by teachers and administrators during remote teaching, which reveals that the school was attentive and proactive to the needs of families. Finally, the research pointed to the need to understand how pandemics, tragedies, and adverse situations affect education and exacerbate educational inequalities.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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