Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Soares Neto, Joaquim José | - |
dc.contributor.author | Modesto, Bárbara Nunes de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T16:51:25Z | - |
dc.date.available | 2024-06-18T16:51:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-21 | - |
dc.identifier.citation | MODESTO, Bárbara Nunes de Araújo. Ética para uso de inteligência artificial na educação superior no Brasil. 2023. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48322 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inteligência artificial é uma inovação tecnológica proveniente do Norte Global com o potencial de desafiar o modo como vivemos, produzimos e disseminamos conhecimento no Sul Global. Estudos descrevem tecnologias e tendências tecnológicas baseadas em inteligência artificial, que estão sendo incorporadas à educação superior, com o poder de determinar o acesso a direitos e oportunidades, logo, o destino das pessoas e da sociedade. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia estão no centro das causas de transformações paradigmáticas na história, contudo, no cenário atual permanece o paradoxo entre notáveis avanços e o acirramento das desigualdades, decorrentes, em boa parte, de lutas geopolíticas por poder e mercados. A Agenda 2030 da ONU chama atenção para a necessidade de priorizar o desenvolvimento sustentável, e estabelece metas específicas para educação de qualidade. Uma vez que o emprego da inteligência artificial tem influência significativa no
futuro da educação superior, e considerando que a educação superior é direito fundamental e um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país (BRASIL, 2014), bem como que não existe um marco regulatório da inteligência artificial, especialmente na educação, no Brasil, a finalidade da pesquisa proposta é apontar diretrizes para o uso ético de
tecnologias baseadas em inteligência artificial na educação superior brasileira, a partir de uma revisão narrativa e da análise de conteúdo de documentos selecionados. Os resultados apontaram que as pesquisas em inteligência artificial na educação (IAE) começaram nos anos 1970, mas sua aplicação na educação superior está em fase inicial. Constatou-se que há diversas aplicações de inteligência artificial na educação superior, como sistemas adaptativos, realidade virtual e aumentada, gamificação, análise de dados educacionais, avaliação, reconhecimento de fala, facial e biométrico, feedback imediato, pelo que se dessume que a IAE é um setor em franca expansão, com o desenvolvimento de novas tecnologias, o aumento do investimento e o crescimento de pesquisas e aplicações (UNESCO, 2021; 2022; SCHIFF, 2021; VICARI, 2018; 2021; ZAWACKI-RICHTER et al., 2019; LUCKIN; HOLMES, 2016; GUAN; MOU; JIANG, 2020). Os sistemas tutores inteligentes são a principal aplicação, e
englobam outras funcionalidades baseadas em inteligência artificial. O emprego da inteligência artificial na educação superior brasileira provoca uma série de preocupações, haja vista o pressuposto da não neutralidade da ciência e tecnologia (DAGNINO, 2008), como as distorções decorrentes da adoção de sistemas desenvolvidos por grandes empresas de tecnologia em outros contextos, a proteção, privacidade e governança dos dados, e o aprofundamento das desigualdades. Por outro lado, a aplicação de IAE gera oportunidades, como adaptação de sistemas e contribuição com novos caminhos de pesquisa e inovação, além de o Brasil ser um destaque na América Latina em pesquisas em IAE e políticas para digitalização. Por fim, os princípios éticos para uso de IAE encontrados em todos os documentos analisados são: autonomia, privacidade, justiça, responsabilidade e
transparência (ADAMS et al., 2023; CE, 2023; EUA, 2023; HOLMES et al., 2022; IEAIE, 2021). Além disso, foram identificados princípios estritamente ligados ao campo da educação: adequação pedagógica, alinhamento com a visão de ensino e aprendizagem, foco em alcançar objetivos pedagógicos, empoderamento de alunos e professores, qualidade da educação, transparência sobre escolhas pedagógicas, alfabetização em IA, participação informada e bem-estar dos professores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ética para uso de inteligência artificial na educação superior no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ética | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Monteiro, Fernanda de Souza | - |
dc.description.abstract1 | Artificial intelligence is a technological innovation from the Global North with the potential to challenge the way we live, produce, and disseminate knowledge in the Global South. Studies describe technologies and technological trends based on artificial intelligence that are being incorporated into higher education in Brazil, with the power to determine access to rights and opportunities, thus the fate of people and society. The development of science and technology are at the center of the causes of paradigmatic transformations in history, however, in the current scenario remains the paradox between remarkable advances and the intensification of inequalities, arising in large part from geopolitical struggles for power and markets. The UN 2030 Agenda draws attention to the urgence to prioritize sustainable development and sets specific targets for quality education. Since the use of artificial intelligence has a significant influence on the future of higher education, and considering that higher education is a fundamental right and a strategic sector for the economic and social development of the country (BRASIL, 2014), as well as that there is no regulatory framework for artificial intelligence, especially in education, in Brazil, the purpose of the proposed research is to point out guidelines for the ethical use of technologies based on artificial intelligence in Brazilian higher education, based on a narrative review and content analysis of selected documents. The results pointed out that research in artificial intelligence in education (AIE) began in the 1970s, but its application in higher education is at an early stage. It was found that there are several applications of artificial intelligence in higher education, such as adaptive systems, virtual and augmented reality, gamification, learning analytics, evaluation, speech, facial and biometric recognition, immediate feedback, so it is assumed that AIE is a
booming sector, with the development of new technologies, increased investment and the growth of research and applications (UNESCO, 2021; 2022; Schiff, 2021; VICARI, 2018; 2021; ZAWACKI-RICHTER et al., 2019; LUCKIN; HOLMES, 2016; GUAN; MOU; JIANG, 2020). Intelligent tutoring systems are the main application, and encompass other functionalities based on artificial intelligence. The use of artificial intelligence in Brazilian higher education causes concerns, given the assumption of non-neutrality of science and technology (DAGNINO, 2008), such as the distortions resulting from the adoption of systems developed by large technology companies in other contexts, the protection, privacy and governance of data, and the deepening of inequalities. On the other hand, the application of AIE generates opportunities, such as adaptation of systems and contribution to new paths of
research and innovation, in addition Brazil has groups of research in AIE and has started policies for digitalization. Finally, the ethical principles for the use of AIE found in all the documents analyzed are: autonomy, privacy, justice, accountability and transparency (ADAMS et al., 2023; EC, 2023; USA, 2023; HOLMES et al., 2022; IEAIE, 2021). In addition, principles closely linked to the field of education were identified: pedagogical adequacy, alignment with the vision of teaching and learning, focus on achieving of pedagogical objectives, empowerment of students and teachers, quality of education, transparency about pedagogical choices, AI literacy, informed participation and well-being of teachers. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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