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Título: Drinking and driving behavior : a study under the theory of planned behavior
Autor(es): Costa, Samuel Morgan Teixeira
Orientador(es): Andrade, Michelle
Assunto: Bebidas alcóolicas - consumo
Motoristas
Data de publicação: 18-Jun-2024
Referência: COSTA, Samuel Morgan Teixeira. Drinking and driving behavior: a study under the theory of planned behavior. 2023. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A condução sob a influência de álcool responde por quase um terço dos sinistros de trânsito ao redor do mudo. Embora os efeitos do álcool no corpo humano sejam bem conhecidos, os fatores que motivam as pessoas à prática desse comportamento ainda exigem uma análise mais detalhada. Através da Teoria do Comportamento Planejado de Ajzen – TPB (1991), buscou-se identificar as crenças salientes e avaliar os construtos que subjazem a essa conduta de dirigir sob efeito de álcool. Inicialmente, seguindo o método da TPB, um estudo piloto com questionário de perguntas abertas sobre crenças foi administrado a 192 motoristas no Distrito Federal. Posteriormente, no estudo principal, com perguntas fechadas para avaliar as crenças e os construtos básicos da TCP, 745 indivíduos responderam ao questionário. Um terceiro e último instrumento, tendo como objetivo o comportamento de fato, foi elaborado e aplicado, com 52 retornos. Os resultados da primeira etapa passaram por uma análise de conteúdo que identificou e codificou as crenças salientes comportamentais, normativas e de controle percebido que influenciam na decisão de beber e dirigir. No estudo principal, os dados passaram por procedimentos estatísticos por meio de correlações, análise fatorial exploratória e regressões. Os resultados apontaram que motoristas do sexo masculino, na medida que avançam em idade, são mais propensos a dirigir sob a influência de álcool. Além disso, verificou-se correlações significativas entre crenças comportamentais e de controle percebido face aos construtos da atitude (ATT) e do controle comportamental percebido (CCP) e, desses, na intenção (INT) de dirigir sob a influência de álcool. Normas subjetivas, embora importantes, tiveram menor impacto. Assim, sugere-se que possíveis medidas de intervenções pela segurança viária devem visar, principalmente, os construtos da ATT e do CCP, abordando medidas voltadas à percepção do risco, às consequências legais, aos efeitos do álcool no organismo, à influência de pessoas significativas, como vítimas e autoridades de trânsito, e ao fomento ao uso de meios alternativos de locomoção quando sob efeito de álcool.
Abstract: Driving under the influence of alcohol accounts for almost one-third of traffic crashes worldwide. Although the effects of alcohol on the human body are well-known, the factors that drive people to engage in this behavior still require a more detailed analysis. Through Ajzen's Theory of Planned Behavior (TPB) from 1991, we sought to identify salient beliefs and evaluate the constructs underlying the conduct of driving under the influence of alcohol. Initially, following the TPB method, a pilot study with open-ended belief questions was administered to 192 drivers in the Federal District, Brazil. Subsequently, in the main study, with closed-ended questions to assess beliefs and basic TPB constructs, 745 individuals responded to a new questionnaire. A third and final instrument, aiming at actual behavior, was developed and applied, with 52 returns. The results of the first stage underwent content analysis, identifying and coding salient behavioral, normative, and perceived control beliefs that influence the decision to drink and drive. In the main study, the data underwent statistical procedures through correlations, exploratory factor analysis, and regressions. The results indicated that male drivers, as they age, are more prone to drive under the influence of alcohol. Additionally, significant correlations were found between behavioral and perceived control beliefs regarding the constructs of attitude (ATT) and perceived behavioral control (PBC), and, of these, with the intention (INT) to drink and drive. Subjective norms, while important, had a lesser impact. Therefore, it is suggested that potential road safety interventions should primarily target ATT and PBC constructs, addressing perceptions of risk, legal consequences, the effects of alcohol on the body, the influence of significant others such as victims and traffic authorities, and promoting the use of alternative means of transportation when under the influence of alcohol.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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