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dc.contributor.advisorSchwantes, Cintia Carla Moreira-
dc.contributor.authorAbinader, Bernardo Ale-
dc.date.accessioned2024-06-17T15:54:27Z-
dc.date.available2024-06-17T15:54:27Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.date.submitted2023-08-17-
dc.identifier.citationABINADER, Bernardo Ale. Bildungsroman feminino africano: colonialismo e gênero em Nervous Conditions de Tsitsi Dangarembga. 2023. 165 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48286-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar o romance de formação africano cuja protagonista é uma mulher negra que procura se firmar em uma sociedade patriarcal e colonial, estabelecendo sua trajetória e construindo sua identidade como resistência à ideologia dominante. O corpus selecionado para pesquisa é a obra Nervous conditions da autora zimbabuana Tsitsi Dangarembga, e pretende-se, por meio dessa investigação, mapear a representação da identidade africana, do colonialismo e do patriarcado, utilizando os conceitos de colonialidade do poder e do gênero para revelar as relações entre gênero, raça e capital no romance a partir da teoria decolonial. Defende-se, nesta tese, a ideia de que este romance opera um Bildungsroman. Enquanto a protagonista realiza sua formação escolar, rumo a ser assimilada pela cultura ocidental, ela também desenvolve outro processo, uma formação interna de descolonização a qual a leva a se desenvolver enquanto sujeito, elaborando um agenciamento que se configura como resistência a partir de sua relação com outras personagens femininas da narrativa. A análise foi realizada utilizando um arcabouço teórico cujos principais autores são Wilma Patrícia Maas e Cíntia Schwantes no que tange o estudo do Bildungsroman; Edward Said, Frantz Fanon e Achille Mbembe com suas contribuições acerca dos estudos sobre África e raça; Aníbal Quijano e Maria Lugones na teoria decolonial; e Grada Kilomba e Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí sobre os estudos de gênero.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBildungsroman feminino africano : colonialismo e gênero em Nervous Conditions de Tsitsi Dangarembgapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordRomance africanopt_BR
dc.subject.keywordPersonagens - construçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura decolonialpt_BR
dc.subject.keywordFeminismo e literaturapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to analyze the African apprenticeship novel whose protagonist is a black woman who seeks to establish herself in a patriarchal and colonial society, establishing her trajectory and building her identity as a resistance to the dominant ideology. The chosen corpus for research is the work Nervous conditions by the Zimbabwean author Tsitsi Dangarembga, and it is intended, through this investigation, to map the representation of African identity, colonialism and patriarchy, using the concepts of coloniality of power and gender to reveal the relationships between gender, race and capital in the novel through decolonial theory lens. This thesis defends the idea that this novel operates a Bildungsroman. While the protagonist carries out her schooling, towards being assimilated by Western culture, she also develops another process, an internal formation of decolonization which leads her to develop herself as a person, elaborating an agency that configures itself as resistance by her relationships with other female characters in the narrative. The analysis was carried out using a theoretical framework whose main authors are Wilma Patrícia Maas and Cíntia Schwantes regarding the study of the Bildungsroman; Edward Said, Frantz Fanon and Achille Mbembe with their contributions to studies on Africa and race; Anibal Quijano and Maria Lugones on decolonial theory; and Grada Kilomba and Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí on gender studies.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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