http://repositorio.unb.br/handle/10482/48280
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Título: | Experiência escolar no ensino médio noturno : uma análise comparativa |
Outros títulos: | School experience in evening upper secondary education : a comparative analysis Experiencia escolar en la escuela secundaria nocturna : un análisis comparativo |
Autor(es): | Pontes, Hamanda Maiara Nascimento Weller, Wivian |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-8808-6827 https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto: | Ensino médio Ensino regular noturno Análise comparativa |
Data de publicação: | 5-Jun-2024 |
Editora: | Fundação Carlos Chagas |
Referência: | PONTES, Hamanda Maiara Nascimento; WELLER, Wivian. Experiência escolar no ensino médio noturno: uma análise comparativa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 54, e10374, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980531410374. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10374. Acesso em: 17 jun. 2024. |
Resumo: | O artigo analisa a experiência escolar no ensino médio noturno de jovens estudantes matriculadas na modalidade regular. Foram realizados oito grupos de discussão com estudantes mulheres, de duas escolas públicas do Distrito Federal, interpretados a partir do método documentário. Os resultados da análise comparativa constataram que a construção da experiência escolar durante o ensino médio noturno, e o conjunto de práticas que a fundamenta, está estruturada por um quadro de orientação constituído empiricamente na relação de conflito que se estabelece entre um padrão institucionalizado de desenvolvimento da carreira escolar e o habitus das estudantes. O problema do desajuste habitual conecta diferentes estudantes do período noturno a um mesmo espaço conjuntivo de experiência. |
Abstract: | The article examines the school experience of young female students enrolled in the regular curriculum at evening upper secondary education. We conducted eight group discussions with female students from two public schools in the Federal District (Brazil), which were analyzed with the documentary method. The results of the comparative analysis reveal that the construction of school experience during evening upper secondary education, along with its underlying set of practices, is structured by a frame of orientation that is empirically constituted in the conflict relationship between an institutionalized standard of school career development and the habitus of the female students. The problem of habitual misfit connects different evening school students to the same conjunctive space of experience. |
Resumen: | El artículo analiza la experiencia escolar en la escuela secundaria nocturna de jóvenes estudiantes matriculadas en la modalidad regular. Fueron realizados ocho grupos de discusión con estudiantes mujeres de dos escuelas públicas del Distrito Federal (Brasil), interpretados mediante el método documental. Los resultados del análisis comparativo constataron que la construcción de la experiencia escolar durante la secundaria nocturna, y el conjunto de prácticas que la fundamentan, está estructurada por un marco de orientación constituido empíricamente en la relación de conflicto que se establece entre un patrón institucionalizado de desarrollo de la carrera escolar y el habitus de las estudiantes. El problema del desajuste habitual conecta a diferentes estudiantes del período nocturno a un mismo espacio conectivo de experiencia. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | (CC BY) Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY. |
DOI: | https://doi.org/10.1590/1980531410374 |
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