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Título: A escola do campo devorada pela cidade : impactos do crescimento urbano irregular na Ponte Alta Norte - Gama/DF
Autor(es): Marques, Vinícius Batista Pinheiro
Orientador(es): Leite, Cristina Maria Costa
Assunto: Crescimento urbano
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Ensino fundamental
Gama (DF)
Data de publicação: 13-Jun-2024
Referência: MARQUES, Vinícius Batista Pinheiro. A escola do campo devorada pela cidade: impactos do crescimento urbano irregular na Ponte Alta Norte - Gama/DF. 2024. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo desta pesquisa de base qualitativa e analisar correlações entre o crescimento urbano desordenado e o trabalho pedagógico de educadores em uma Escola do Campo. A escola e o Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta Norte, localizado na Região Administrativa do Gama, Distrito Federal, Brasil. Desde a inauguração da capital, em 1960, a pressão por moradia exigiu do poder publico a gestão do crescimento urbano. Para isso, foram criadas Regiões Administrativas apartadas da centralidade de Brasília para a habitação das classes populares, no modelo de polinucleamento. Contudo, a partir dos anos 1990, foi intensificada a urbanização irregular de territ6rios rurais, mediante a criação de condomínios horizontais urbanos, resultando impactos socioambientais relevantes. Os educadores dos Anos Finais do CEF Ponte Alta Norte relatam que a multiplicação de condomínios alterou o perfil sociocultural da comunidade escolar. Isso fez os profissionais refletirem e questionarem sobre a necessidade de mudanças no trabalho com os estudantes. Para a analise do fenômeno dos parcelamentos irregulares, foi desenvolvida pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de produção do espaço e território, bem como dialogo entre a modalidade Educação do Campo e o território. Foi realizada análise multitemporal de imagens orbitais do crescimento urbano da área de estudo, nos anos de 1994, 2007 e 2023, utilizando o software QGIS. Para a produção de dados empíricos, acerca da conexão entre o crescimento urbano e a organização do trabalho pedagógico, foi empregado o método Grupo Focal, com professores e gestores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e analise de conteúdo das falas. Os resultados indicaram educadores preocupados em compreender uma comunidade escolar diversa, com grande desigualdade socioeconômica, inserida em um território com dinâmicas socioterritoriais complexas. Naturalmente, os dados empíricos revelaram outras questões com potencial para exames em trabalhos posteriores.
Abstract: The objective of this qualitative research is to analyze correlations between disorderly urban growth and the pedagogical work of educators in a Rural School. The school is the Ponte Alta Norte Elementary Education Center, located in the Administrative Region of Gama, Federal District, Brazil. Since the inauguration of the capital in 1960, the pressure for housing has required public authorities to manage urban growth. To this end, Administrative Regions were created separate from the centrality of Brasilia for the housing of the popular classes, in the polynucleation model. However, from the 1990s onwards, irregular divisions of rural properties multiplied to create horizontal urban condominiums, resulting in relevant socio-environmental impacts. Educators in the Final Years of CEF Ponte Alta Norte report that the multiplication of condominiums has changed the sociocultural profile of the school community. This encouraged professionals to reflect and question the need for changes in their work with students. To analyze the phenomenon of irregular subdivisions, bibliographical research was developed on the concepts of production of space and territory, as well as dialogue between the Rural Education modality and the territory. A multitemporal analysis of orbital images of urban growth in the study area was carried out in the years 1994, 2007 and 2023, using QGIS software. To produce empirical data, about the connection between urban growth and the organization of pedagogical work, the Focus Group method was used, with teachers and managers from the Final Years of Elementary School and content analysis of the speeches. The results indicated educators were concerned with understanding a diverse school community, with great socioeconomic inequality, located in a territory with complex socio-territorial dynamics. Naturally, the empirical data revealed other issues with potential for examination in further work.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
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