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dc.contributor.advisorAndrade, Michelle-
dc.contributor.authorPorto, Júlia Alves-
dc.date.accessioned2024-06-11T03:54:42Z-
dc.date.available2024-06-11T03:54:42Z-
dc.date.issued2023-06-11-
dc.date.submitted2023-06-30-
dc.identifier.citationPORTO, Júlia Alves. Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária. 2023. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48199-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.pt_BR
dc.description.abstractTradicionalmente, o estudo de segurança viária é feito a partir de dados de sinistros de trânsito. Apesar desses dados serem a principal referência para diferentes métodos de análise de segurança viária, eles possuem aspectos negativos relevantes, como: o tempo necessário para obter a quantidade de dados suficiente para realizar as análises estatísticas necessárias; a falta de confiabilidade nos métodos de coleta de dados; a subnotificação de sinistros de trânsito; e a dificuldade de acesso aos dados completos. Esses são alguns dos motivos que justificam o emprego de métodos alternativos de avaliação de segurança, dentre os quais se destaca o uso de dados de conflito. O conflito de trânsito é uma interação de trânsito que poderia ter incorrido em sinistro, mas não o foi devido à tomada de ação evasiva por uma das partes envolvidas. A severidade do conflito pode ser mensurada por indicadores comportamentais, ou de proximidade espacial ou temporal entre os envolvidos. Para auxiliar a identificação de conflitos sem o enviesamento do olhar do pesquisador, vêm sendo empregadas técnicas de visão computacional. Essas técnicas são usadas para rastrear os veículos, medir a velocidade e a projeção de suas trajetórias automaticamente. Com esses dados é possível identificar e classificar a severidade dos conflitos de trânsito. Nessa dissertação é feita uma revisão de métodos de análise e técnicas de aplicação para análise de conflitos utilizadas nos últimos 12 anos. Também foi feito um estudo de caso em interseções do Distrito Federal usando indicadores comportamentais para identificação de conflitos, e indicadores de proximidade temporal calculados pelo software Traffic Intelligence, desenvolvido por pesquisadores da University of British Columbia e da Polytechnique Montréal. O presente trabalho contribui para trabalhos futuros envolvendo dados de conflito indicando quais dificuldades encontradas nos métodos estudados, como a subjetividade da análise manual, as limitações observadas pelo ângulo de filmagem utilizado e a necessidade de melhor calibração para diminuição dos erros de rastreamento; e também alguns resultados positivos, como o alto índice de acerto do código de visão computacional quando a imagem aérea capturada por drone foi analisada. Além disso, abre-se um precedente para se investigar se indicadores por proximidade são adequados para o perfil de trânsito brasileiro, principalmente devido ao hábito de motociclistas trafegarem nos corredores entre as faixas de rolamento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordVisão computacionalpt_BR
dc.subject.keywordConflito - análisept_BR
dc.subject.keywordSegurança viáriapt_BR
dc.description.abstract1Traditionally, road safety studies are based on traffic accident data. Although these data are the main reference for different road safety analysis methods, they have relevant negative aspects, such as: the time required to obtain the amount of data sufficient to carry out the necessary statistical analyses; unreliability in data collection methods; underreporting of traffic accidents; and the difficulty of accessing complete data. These are some of the reasons that justify the use of alternative security assessment methods, among which the use of conflict data stands out. A traffic conflict is a traffic interaction that could have resulted in an accident, but did not, due to evasive action taken by one of the parties involved. The severity of the conflict can be measured by behavioral indicators or spatial or temporal proximity between those involved. To help identify conflicts without biasing the researcher's gaze, computer vision techniques have been used to track vehicles and automatically measure speed and trajectory projection to allow the identification and measurement of the severity of conflicts. This dissertation reviews methods of analysis and application techniques for conflict analysis used in the last 12 years. In addition, a case study was carried out in intersections in the Federal District using behavioral indicators to identify conflicts and temporal proximity indicators calculated by the Traffic Intelligence software, developed in partnership by researchers from the University of British Columbia and Polytechnique Montréal. The present work contributes to future work involving conflict data, indicating the difficulties encountered in the methods studied, such as the subjectivity of manual analysis, the limitations observed by the shooting angle used and the need for better calibration to reduce tracking errors; and also some positive results, such as the high accuracy rate of the computer vision code when the aerial image captured by the drone was analyzed. In addition, a precedent is set for investigating whether proximity indicators are adequate for the Brazilian traffic profile, mainly due to the habit of motorcyclists traveling in the corridors between lanes.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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