Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Medeiros, Danyela Martins | - |
dc.contributor.author | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Franco, Maira Vieira Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-07T15:08:24Z | - |
dc.date.available | 2024-06-07T15:08:24Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Danyela; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; FRANCO, Maira Vieira Amorim. A valorização docente nos trabalhos acadêmicos: revisão de literatura de 2000 a 2020. Revista Momento – diálogos em educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 335-357, mai./ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14322. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14322. Acesso em: 7 jun. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48174 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma revisão de literatura a respeito da valorização docente no Brasil, nos
trabalhos acadêmicos produzidos no período de 2000 a 2020, em teses e dissertações. Um ponto em comum
dos trabalhos analisados refere-se a relacionar a valorização de professores com elementos objetivos como:
salário, carreira e formação continuada, além de condicioná-la à melhoria da qualidade da educação e do
desempenho dos estudantes. Outro consenso foi a metodologia usada. As análises foram feitas a partir dos
textos legislativos, a partir da Constituição Federal de 1988 e de avaliações das políticas educacionais para
valorização docente em nível nacional, estadual ou municipal. Assim, traremos em destaque três perspectivas
que foram recorrentes nos trabalhos, para entender os mecanismos indicativos da valorização. São eles: 1)
políticas para a carreira docente; 2) formação docente, inicial e continuada; e 3) a valorização docente como
condicionante da melhoria de ensino. Ainda que as análises apontem para algum fragmento de valorização
docente, os resultados são unânimes em reafirmar a necessidade de ampliar a valorização do professor
enquanto profissional da educação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG (PPGEDu) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A valorização docente nos trabalhos acadêmicos : revisão de literatura de 2000 a 2020 | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching valuation in academic work : literature review from 2000 to 2020 | pt_BR |
dc.title.alternative | Valoración docente en el trabajo académico : revisión de la literatura de 2000 a 2020 | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - valorização profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Revisão de literatura | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) Conteúdo sob Licença Cretative Commons Attribution. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14322 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article presents a literature review on teachers ‘appreciation in Brazil in academic works
produced in the period from 2000 to 2020, in theses and dissertations. A common point of the analyzed works
refers to relating the valuation of teachers with indicative objective elements such as salary, career and
continued education, in addition to conditioning it to improve the quality of education and student
performance. Another consensus was the methodology used, in which these analyses were made from
legislative texts, from the Federal Constitution of 1988 and the evaluations of educational policies for
teaching appreciation at national, state or municipal levels. Thus, we will highlight three perspectives that
were recurrent in the works, to understand the indicative mechanisms of valorization. They are: 1) policies
for the teaching career; 2) teacher training, initial and continued; and 3) the appreciation of teachers as a
condition for improving teaching. Although the analyses point to some fragment of subject, the results are
unanimous in reaffirming the need to expand teacher’s estimation as a professional of the educational field. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5267-2517 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8813-5249 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Secretaria de Educação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Secretaria de Educação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|