Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48174
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ValorizacaoDocenteTrabalhos.pdf752,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Danyela Martins-
dc.contributor.authorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorFranco, Maira Vieira Amorim-
dc.date.accessioned2024-06-07T15:08:24Z-
dc.date.available2024-06-07T15:08:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Danyela; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; FRANCO, Maira Vieira Amorim. A valorização docente nos trabalhos acadêmicos: revisão de literatura de 2000 a 2020. Revista Momento – diálogos em educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 335-357, mai./ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14322. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14322. Acesso em: 7 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48174-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma revisão de literatura a respeito da valorização docente no Brasil, nos trabalhos acadêmicos produzidos no período de 2000 a 2020, em teses e dissertações. Um ponto em comum dos trabalhos analisados refere-se a relacionar a valorização de professores com elementos objetivos como: salário, carreira e formação continuada, além de condicioná-la à melhoria da qualidade da educação e do desempenho dos estudantes. Outro consenso foi a metodologia usada. As análises foram feitas a partir dos textos legislativos, a partir da Constituição Federal de 1988 e de avaliações das políticas educacionais para valorização docente em nível nacional, estadual ou municipal. Assim, traremos em destaque três perspectivas que foram recorrentes nos trabalhos, para entender os mecanismos indicativos da valorização. São eles: 1) políticas para a carreira docente; 2) formação docente, inicial e continuada; e 3) a valorização docente como condicionante da melhoria de ensino. Ainda que as análises apontem para algum fragmento de valorização docente, os resultados são unânimes em reafirmar a necessidade de ampliar a valorização do professor enquanto profissional da educação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da FURG (PPGEDu)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA valorização docente nos trabalhos acadêmicos : revisão de literatura de 2000 a 2020pt_BR
dc.title.alternativeTeaching valuation in academic work : literature review from 2000 to 2020pt_BR
dc.title.alternativeValoración docente en el trabajo académico : revisión de la literatura de 2000 a 2020pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - valorização profissionalpt_BR
dc.subject.keywordRevisão de literaturapt_BR
dc.rights.license(CC BY) Conteúdo sob Licença Cretative Commons Attribution.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14322pt_BR
dc.description.abstract1This article presents a literature review on teachers ‘appreciation in Brazil in academic works produced in the period from 2000 to 2020, in theses and dissertations. A common point of the analyzed works refers to relating the valuation of teachers with indicative objective elements such as salary, career and continued education, in addition to conditioning it to improve the quality of education and student performance. Another consensus was the methodology used, in which these analyses were made from legislative texts, from the Federal Constitution of 1988 and the evaluations of educational policies for teaching appreciation at national, state or municipal levels. Thus, we will highlight three perspectives that were recurrent in the works, to understand the indicative mechanisms of valorization. They are: 1) policies for the teaching career; 2) teacher training, initial and continued; and 3) the appreciation of teachers as a condition for improving teaching. Although the analyses point to some fragment of subject, the results are unanimous in reaffirming the need to expand teacher’s estimation as a professional of the educational field.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5267-2517pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8813-5249pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.