Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_DesafiosEnsinoRemoto.pdf4,59 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorMartins, Mickaella Michelson-
dc.contributor.authorSousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de-
dc.contributor.authorRibeiro, Alice Melo-
dc.date.accessioned2024-06-04T13:56:56Z-
dc.date.available2024-06-04T13:56:56Z-
dc.date.issued2024-02-16-
dc.identifier.citationMARTINS, Mickaella Michelson; SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de; RIBEIRO, Alice Melo. Desafios do ensino remoto: uma proposta com mais cores e protagonismo discente. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e2037, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2037. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2037. Acesso em: 4 jun. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156-
dc.description.abstractA Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherFundação Cecierj e do Consórcio Cederjpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discentept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.subject.keywordProtagonismo discentept_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordMetodologia ativapt_BR
dc.rights.license(CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7029-2051pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0713-5082pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0585-7420pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Educação do Estado de Goiáspt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasiliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeNúcleo de Educação Científica (IB NECBio)pt_BR
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48156/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.