http://repositorio.unb.br/handle/10482/48149
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_GeaneDeJesusSilva.pdf | 4,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Mudanças nas produções subjetivas em processo de formação profissional continuada do(a) pedagogo(a) escolar da Equipe Especializada e Apoio à Aprendizagem- EEAA |
Outros títulos: | Changes in subjective productions in the Continuing professional development process of the school pedagogue from the Specialized Team and Learning Support |
Autor(es): | Silva, Geane de Jesus |
Orientador(es): | Rossato, Maristela |
Assunto: | Teoria da subjetividade Formação continuada Professores - educação permanente Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA) |
Data de publicação: | 2-Jun-2024 |
Data de defesa: | 18-Out-2023 |
Referência: | SILVA, Geane de Jesus. Mudanças nas produções subjetivas em processo de formação profissional continuada do(a) pedagogo(a) escolar da Equipe Especializada e Apoio à Aprendizagem- EEAA. 2023. 378 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A investigação teve como objetivo principal compreender o processo de mudanças nas produções subjetivas em processo de formação profissional continuada do pedagogo(a) da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem-EEAA da Secretaria de Educação do Distrito Federal- SEDF. Teoricamente está ancorada na Teoria da subjetividade de González Rey (1997, 2010, 2014;2019) em interrelação com compreensões contemporâneas sobre desenvolvimento humano (Dessen e Bisinoto 2014, Lerner, Hershberg, Hilliard e Johnson, 2014 e outros) em compreensão à subjetividade, como um processo psicológico humano complexo, multidimensional, recursivo, contraditório e imprevisível, a partir de processos que possibilitem o seu desenvolvimento, em especial, os que estejam ligados as ações formativas no âmbito da profissão. Epistêmica e metodologicamente, pautou-se nos pressupostos da Epistemologia Qualitativa elaborada por González Rey (1997) e da Metodologia Construtivo-Interpretativa (González Rey, 1997, 2014) como bússola à elaboração e estudo de uma proposta de formação, intitulada Diálogos Pedagógicos, que teve como público 14 pedagogas da EEAA da SEDF. A referida proposta visou romper comas visões dicotômicas e instrumentalistas dos cursos preparatórios, tendo como eixo central das ações e relações a implicação emocional e a reflexão orientada teoricamente em torno da configuração subjetiva da função de pedagoga escolar e da configuração subjetiva da formação profissional. A construção interpretativa nos possibilitou a produção de indicadores e hipótese gerando a compreensão de como essas configurações subjetivas se constituíam inicialmente e, de modo especial, o reconhecimento das mudanças ocorridas nessas produções subjetivas ao longo e após a ação formativa. Essas construções nos orientaram à produção do modelo teórico para a compreensão do objetivo geral e à construção da tese de que a experiência de formação profissional continuada pautada numa perspectiva dialógica, com implicação emocional e reflexão orientada teoricamente, é mobilizadora de mudanças subjetivas que abrem vias de conhecimento de si, do outro e do meio, sustentando redimensionamentos pessoais e profissionais. Temos, com isso, a expectativa de contribuir com programas diferenciados de formação profissional continuada tanto para as/os profissionais pedagogas/os que compõem a EEAA do Distrito Federal como de outros espaços de formação profissional continuada. |
Abstract: | The research aimed to understand the process of changes in the subjective productions in the continuing professional development process of school pedagogues from the SpecializedTeam for Learning Support of the Education Department of the Federal District (EDFD).Theoretically, it is anchored in González Rey's Theory of Subjectivity (1997, 2010, 2014;2019), in dialogue with contemporary understandings of human development (Dessen andBisinoto 2014, Lerner, Hershberg, Hilliard, and Johnson 2014, among others), in thecomprehension of subjectivity as a complex, multidimensional, recursive, contradictory, andunpredictable human psychological process, stemming from processes that enable itsdevelopment, especially those related to formative actions within the profession. Epistemologically and methodologically, it was based on the assumptions of Qualitative Epistemology elaborated by González Rey (1997) and the Constructive-Interpretative Methodology (González Rey, 1997, 2014) as a compass for the development and study of a training proposal, entitled "Pedagogical Dialogues," which targeted 14 pedagogues fromSpecialized Team for Learning Support of EDFD. This proposal aimed to break with dichotomous and instrumentalist views of preparatory courses, with emotional involvementand theoretically oriented reflection at the core of actions and relationships, focused on the subjective configuration of the school pedagogue's role and the subjective configuration of professional development. The interpretative construction allowed us to produce indicators and hypotheses that enabled the perception of how these subjective configurations were initially constituted and, especially, the recognition of changes in these subjectiveproductions throughout and after the formative action. These constructions guided us in theproduction of the theoretical model for understanding the overall objective and theconstruction of the thesis that the experience of ongoing professional development based ona dialogical perspective, with emotional involvement and theoretically oriented reflection,mobilizes subjective changes that open pathways to self-knowledge, knowledge of others,and understanding of the environment, supporting personal and professional reshaping. With this, we expect to contribute to differentiated programs of continuing professional development for pedagogical professionals in the Specialized Team for Learning Support ofthe Federal District and other spaces of continuing professional development. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Tese — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.