http://repositorio.unb.br/handle/10482/48125
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_LugarPensamentoCritico.pdf | 5,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática |
Autor(es): | Gontijo, Cleyton Hércules Fonseca, Mateus Gianni |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Instituto Federal de Brasília |
Assunto: | Pensamento crítico Criatividade em matemática Formação continuada |
Data de publicação: | 11-Nov-2020 |
Editora: | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - UPF |
Referência: | GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.11834. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11834. Acesso em: 24 maio. 2024. |
Resumo: | Cada vez mais o pensamento crítico e criativo é defendido no cenário internacional como uma capacidade necessária para a educação do século XXI. No Brasil, esse assunto ainda é algo novo, sobretudo para os professores da educação básica. Com vistas a contribuir com o campo de formação de professores, planejou-se um conjunto de oficinas de pensamento crítico e criativo em matemática, realizado num contexto de formação continuada no espaço escolar, com 27 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de rede pública do Distrito Federal, de modo a analisar o potencial deste tipo de atividade como suporte ao trabalho docente com vistas ao estímulo do pensamento crítico e criativo dos estudantes. Neste trabalho, descrevemos uma dessas oficinas que explorou temática no campo das grandezas e medidas e proporcionalidade. As percepções reveladas pelos professores acerca da oficina demonstram que as atividades articulam adequadamente a base conceitual e metodológica, contribuindo positivamente com a formação docente e subsidiando a aplicação do modelo no trabalho com os estudantes. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) Faculdade de Educação (FE) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
DOI: | https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.