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dc.contributor.authorCarvalho, Alexandre Tolentino de-
dc.contributor.authorGontijo, Cleyton Hércules-
dc.date.accessioned2024-05-24T13:02:17Z-
dc.date.available2024-05-24T13:02:17Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48123-
dc.description.abstractNas salas de aula, as interações comunicativas mostram-se atravessadas por relações assimétricas de poder que podem comprometer a participação dos estudantes nas atividades escolares, o progresso das aprendizagens e o desenvolvimento do seu potencial criativo. Assim, objetiva-se com este estudo analisar como configurações de interações comunicativas (estabelecidas no trabalho individual, em grupo sem mediação de poder e em grupo com mediação de poder)influenciam o desenvolvimento da criatividade compartilhada, em matemática, de alunos brasileiros do quinto ano do ensino fundamental. Apoiando-nos nas teorias da cognição compartilhada, da criatividade distribuída e da análise crítica do discurso, verificamos, por meio de metodologia mista, que os grupos apresentaram níveis mais elevados de criatividade nas formas de trabalho em grupo. Ressalta-se que, com mediação de poder, ocorreu qualificação das produções matemáticas, sendo apresentadas ideias mais originais. Além disso, as poucas interações comunicativas durante as aulas e a produção de barreiras para a criatividade compartilhada em matemática resultaram em situações desfavoráveis para a aprendizagem efetiva de todos. Essa situação foi superada quando os alunos foram submetidos à Metodologia de Compartilhamento Criativo. Mostra-se, então, a importância da atividade docente para o desenvolvimento da criatividade compartilhada dos alunos, promovendo interações comunicativas que oportunizem a aprendizagem e produção criativa em matemática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiscursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhadapt_BR
dc.title.alternativeDiscourses on communicative interactions in math classes and the development of shared creativitypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCriatividade em matemáticapt_BR
dc.subject.keywordDiscursopt_BR
dc.subject.keywordComunicação em matemáticapt_BR
dc.subject.keywordRelações de poderpt_BR
dc.rights.licenseDireitos de Autor (c) 2020 Quadrante (CC BY NC) Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.pt_BR
dc.description.abstract1In classrooms, communicative interactions are crossed byasymmetrical power relations that can compromise students’ participation in school activities, the progress of learning and the development of their creative potential. Thus, the present work aims to analyze how configurations of communicative interactions (established in individual work, in a group without power mediation and in a group with power mediation) influence the development of shared creativity in mathematics of Brazilian students of the fifth grade of elementary school. Based on the theories ofshared cognition, distributed creativity and critical discourse analysis, we verified, through mixed methodology, that the groups presented higher levels of creativity in the forms of group work. However, with power mediation, there was qualification of mathematical productions, and more original ideas were presented. It is concluded that the few communicative interactions during classes and the production of barriers to shared creativity in mathematics resulted in unfavorable situations for everyone's effective learning. This situation was overcome when students underwent the Creative Sharing Methodology. Thus, the importance of teaching activity for the development of students’shared creativity is shown, promoting communicative interactions that enable learning and creative production in mathematics.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8770-1314pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6730-8243pt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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