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Título: Práticas pedagógicas interculturais sobre a temática indígena em uma escola do Distrito Federal
Outros títulos: Intercultural pedagogical practices on indigenous issues in a school in the Federal District
Autor(es): Oliveira, Alessandro Roberto de
Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4390-2883
https://orcid.org/0000-0001-5953-9869
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Indígenas
Práticas pedagógicas interculturais
Currículos
Data de publicação: 2023
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Referência: OLIVEIRA, Alessandro Roberto de; ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Práticas pedagógicas interculturais sobre a temática indígena em uma escola do Distrito Federal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, p. e258073, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258073 ARTIGOS. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/jjmxxspzWBJCJ35T5MS5Ydt/?lang=pt#. Acesso em: 23 maio 2024.
Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pedagógica com a temática indígena em uma escola pública do Distrito Federal. Embora a Lei Federal 11.645/2008 tenha sido promulgada há mais de uma década, instituindo a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas afro-brasileira e indígena no currículo da educação básica brasileira, a sua implementação permanece um problema multifatorial para o sistema escolar. O objetivo da pesquisa foi abordar as percepções de estudantes sobre os povos indígenas e os desafios enfrentados por professores participantes da iniciativa sobre o ensino dos conteúdos previstos na Lei. A pesquisa foi desenvolvida com base nos princípios metodológicos da pesquisa-ação. Nesse sentido, envolveu a execução de um conjunto de intervenções pedagógicas em cooperação com docentes da disciplina de artes e a observação dos efeitos dessa ação à luz de uma perspectiva intercultural crítica. Os resultados desse exercício revelam que ainda há uma forte reprodução de imagens estereotipadas do imaginário nacional brasileiro nas percepções estudantis acerca dos “índios”. Mostram também que permanecem lacunas e superficialidade na formação de professores e nos recursos didáticos sobre o assunto, ainda que atualmente tenhamos uma variedade de fontes produzidas por indígenas em diferentes linguagens. Por outro lado, a intervenção pedagógica indica a fertilidade da temática indígena para a diversificação de práticas pedagógicas e a descolonização dos currículos, com efeitos significativos no ambiente educativo do ensino fundamental.
Abstract: This article presents reflections on a pedagogical experience with the indigenous theme in a public school in the Federal District. Although the Federal Law 11.645/2008 was promulgated more than a decade ago, establishing the mandatory teaching of Afro Brazilian and indigenous history and culture in the Brazilian basic education curriculum, its implementation remains a multifactorial problem for the school system. The objective of the research was to address students’ perceptions about indigenous peoples and the challenges faced by teachers participating in the initiative about teaching the contents foreseen in the Law. The inquiry was developed based on the methodological principles of action research. In this sense, it involved the execution of a set of pedagogical interventions in cooperation with teachers of the arts discipline and the observation of the effects of this action in the light of a critical intercultural perspective. The results of this exercise reveal that there is still a strong reproduction of stereotypical images of the Brazilian national imaginary in students’ perceptions about “Indians”. They also show that there are still gaps and superficiality in teacher training and in teaching resources on the subject, even though we currently have a variety of sources produced by indigenous people in different languages. On the other hand, the pedagogical intervention indicates the fertility of the indigenous theme for the diversification of pedagogical practices and the decolonization of curricula, with significant effects on the educational environment of elementary school.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença: (CC BY) This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY 4.0
DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349258073 ARTIGOS
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