Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48058
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PatrimônioCentenárioBrasília.pdf598,2 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarbosa, Daniela Pereira-
dc.contributor.authorDerntl, Maria Fernanda-
dc.date.accessioned2024-04-09T13:53:03Z-
dc.date.available2024-04-09T13:53:03Z-
dc.date.issued2023-09-01-
dc.identifier.citationBARBOSA, Daniela Pereira; DERNTL, Maria Fernanda. Um patrimônio centenário em Brasília: processos patrimoniais e discursos relativos a antecedentes da nova capital. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [S. l.], v. 31, 01 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/1982-02672023v31e20. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/207647. Acesso em: 27 março 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48058-
dc.description.abstractEste trabalho consiste numa análise documental de dossiês de tombamento relativos a construções erguidas antes da construção de Brasília e localizadas no território do Distrito Federal. Trata-se do Museu Histórico e Artístico de Planaltina, da Igreja São Sebastião de Planaltina, da Pedra Fundamental de Planaltina e da Casa da Fazenda Gama, que, por sua arquitetura e origem, contrastam com a monumentalidade moderna do Plano Piloto de Brasília. O método consistiu em coleta de dados de dossiês e análise de justificativas para os tombamentos expressas nessa documentação, o que nos permitiu investigar como ocorreu a incorporação de uma alegada "tradição goiana" em discursos patrimoniais relativos a Brasília. Nossas conclusões apontam como esse patrimônio é valorizado nos dossiês, sobretudo por seu papel no processo de implantação e construção da nova capital, em uma tentativa de reforçar a imagem monumental de Brasília.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm patrimônio centenário em Brasília : processos patrimoniais e discursos relativos a antecedentes da nova capitalpt_BR
dc.typeAnaispt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio histórico - Brasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordDocumentaçãopt_BR
dc.subject.keywordTombamentopt_BR
dc.rights.license(CC BY) All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/1982-02672023v31e20pt_BR
dc.description.abstract1This paper bases on documental analysis of heritage-processes - dossiers - related to buildings that predate the inauguration of Brasília and are located in the Nation's Federal District territory. The buildings are the Historical Museum of Planaltina, the São Sebastião Church of Planaltina, the Foundation Stone of Planaltina and the Gama Farm House, which, due to their architecture and origins, contrast with the modern monumentality of the Pilot Plan of Brasilia. The method consisted of collecting data from the dossiers and analyzing the justifications for the selections expressed in that documentation, which allowed us to analyze how a so-called predecessor tradition was incorporated into heritage discourse related to Brasilia. Our conclusions point out to how this ancient heritage is valued in the dossiers, especially for its role in the process of establishing the new capital, as par an effort to reinforce the monumental image of Brasilia.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9685-7417pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8083-1274pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48058/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.