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Título: A escrita e a constituição do sujeito com diagnóstico de autismo : caminhos para a inclusão escolar
Autor(es): Pinto​, Karinne Ledjane Vieira
Orientador(es): Legnani, Viviane Neves
Assunto: Transtorno do Espectro Autista
Educação inclusiva
Escrita
Psicanálise e educação
Data de publicação: 8-Abr-2024
Referência: PINTO, Karinne Ledjane Vieira. A escrita e a constituição do sujeito com diagnóstico de autismo: caminhos para a inclusão escolar. 2021. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A partir do acompanhamento de uma criança com diagnóstico de autismo em uma escola pública regular e, assumindo uma postura na qual a escrita não é apenas um sistema de representação da fala, mas um modo do sujeito acontecer na linguagem, a proposta deste trabalho foi investigar, à luz de alguns operadores teóricos da psicanálise, o processo de aquisição da linguagem escrita da criança com diagnóstico de autismo e seus efeitos na subjetivação desses sujeitos. Sabemos que a escolarização dessas crianças é bastante desafiadora e impõe uma série de questões aos profi nais envolvidos nesse processo, convocando-os a refletirem acerca dos aspectos do discurso pedagógico hegemônico que preconiza uma forma padronizada de aprender. Nossa proposta de discussão apontou em outra direção, ou seja, pensar o fazer pedagógico a partir de uma orientação que tome o aluno como sujeito e esteja atenta à singularidade de cada um no ambiente coletivo da escola. Ao longo desse percurso, a psicanálise serviu como referência por apresentar importantes operadores de leitura para a condução do trabalho, tanto no que se refere à produção da escrita alfabética, quanto no que diz respeito à inclusão escolar. Para tanto, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso. Apresentamos alguns recortes da trajetória escolar do aluno, destacando a importância do trabalho com a escrita para as diversas conquistas, tanto no campo das aprendizagens escolares como nos aspectos subjetivos. Dessa trajetória, enfatizamos a importância do olhar atento do professor, da aposta na subjetividade e das flexibilizações nas estratégias de ensino. Mostramos como, da emergência e da antecipação de sentido aos primeiros rabiscos, a criança pôde constituir uma imagem própria e avançar no processo de aquisição da escrita, ferramenta que lhe deu possibilidade de se expressar e conquistar um lugar para si na escola.
Abstract: From the monitoring of a child diagnosed with autism in a regular public school and, assuming a posture in which writing is not just a speech representation system, but a way for the subject to happen in language, the purpose of this work was to investigate, in the light of some theoretical operators of psychoanalysis, the written language acquisition process of children diagnosed with autism and its effects on the subjectivation of these subjects. We know that the schooling of these children is quite challenging and poses a series of questions to the professionals involved in this process, calling them to reflect on aspects of the hegemonic pedagogical discourse that advocates a standardized way of learning. Our discussion proposal pointed in another direction, that is, thinking about the pedagogical practice based on an orientation that takes the student as a subject and pays attention to the uniqueness of each one in the collective environment of the school. Along this path, psychoanalysis served as a reference for presenting important reading operators for conducting the work, both with regard to the production of alphabetic writing, and with regard to school inclusion. For this purpose, we adopted a qualitative methodological approach, carried out through a case study. We present some excerpts from the student's school trajectory, highlighting the importance of working with writing for the various achievements, both in the field of school learning and in subjective aspects. From this trajectory, we emphasize the importance of the teacher's watchful eye, the bet on subjectivity and flexibility in teaching strategies. We show how, from the emergence and anticipation of meaning to the first scribbles, children were able to constitute their own image and advance in the writing acquisition process, a tool that gave them the possibility to express oneself and conquer a place for you at school.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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