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Título: Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática
Outros títulos: Movements of pedagogical work in relation to the mathematical problem posing/problem reformulation/problem elaboration
Movimientos del trabajo pedagógico en relación con la formulación/reformulación/elaboración de problemas de matemáticas
Autor(es): Teixeira, Cristina de Jesus
Moreira, Geraldo Eustáquio
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Movimentos do trabalho pedagógico
Resolução de problemas
Metodologia de ensino
Data de publicação: 2024
Editora: Grupo de Pesquosa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
Referência: TEIXEIRA, Cristina de Jesus; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024002, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024002.id523. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/523. Acesso em: 28 mar. 2024.
Resumo: A formulação de problemas, quando associada à resolução, apresenta potencial para melhorar a aprendizagem da matemática no contexto escolar. Nesse contexto, objetivou-se descrever os movimentos do trabalho pedagógico de pesquisas que abordaram a formulação de problemas por estudantes do ensino fundamental e médio e, a depender dos resultados, estabelecer um movimento alternativo em relação a essa estratégia de uso de problemas. O estudo teórico e qualitativo teve objetivo exploratório-descritivo e procedimento bibliográfico. Os resultados possibilitaram identificar a abordagem utilizada e descrever os movimentos em relação à formulação de problemas e, especificamente, apontaram que o referencial teórico/metodológico pode ter levado à concentração do trabalho pedagógico na resolução de problemas, sendo necessário estabelecer um movimento alternativo para orientar a constituição de sequências didáticas constituídas pela formulação e resolução de problemas: o movimento bidirecional cíclico. Considera-se, portanto, que esse movimento apresente potencial para fundamentar uma metodologia de ensino-aprendizagem da matemática por meio do uso de problemas.
Abstract: The problem posing, when associated with problem solving, presents potential to improve math learning. In this context, the aim was to describe the pedagogical work movements of studies that addressed the strategy of pro-blem posing by elementary and high school students, and, depending on the results, to establish an alternative movement regarding this strategy. The theoretical and qualitative study had an exploratory-descriptive objective and a bibliographic procedure. The results allowed the identification of the approach used and the description of the movements in relation to the problem posing and, specifically, indicated that the theoretical/methodological framework might have led to the concentration of pedagogical work on problem solving. It is therefore necessary to establish an alternative movement that can guide the construction of didactic sequences made up of problem posing and problem solving: the bidirectional cyclical movement. It is believed that this movement has the poten-tial to underpin a math teaching-learning methodology through the use of problems.
Resumen: La formulación de problemas, cuando está asociada a la resolución, presenta potencial para mejorar el aprendizaje de las matemáticas. En este contexto, se buscó describir los movimientos del trabajo pedagógico de investigacio-nes que abordaron la estrategia de formulación de problemas por estudiantes de educación primaria y secundaria y, dependiendo de los resultados, establecer un movimiento alternativo en relación con esta estrategia. El estudio teórico y cualitativo tuvo un objetivo exploratorio-descriptivo y un procedimiento bibliográfico. Los resultados per-mitieron identificar el enfoque utilizado y describir los movimientos en relación con la formulación de problemas y, específicamente, señalaron que el marco teórico/metodológico podría haber llevado a la concentración del trabajo pedagógico en la resolución de problemas, siendo necesario establecer un movimiento alternativo que pueda guiar la construcción de secuencias didácticas constituidas por la formulación y resolución de problemas: el movimiento bidireccional cíclico. Se considera que este movimiento puede tener el potencial de fundamentar una metodología de enseñanza-aprendizaje de las matemáticas a través del uso de problemas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: (CC BY NC ND)
DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024002.id523
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