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ARTIGO_DesafiosContemporaneosSignificancia.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorLira, Flaviana Barreto-
dc.date.accessioned2024-03-22T15:14:57Z-
dc.date.available2024-03-22T15:14:57Z-
dc.date.issued2020-05-15-
dc.identifier.citationLIRA, Flaviana Barreto. Desafios contemporâneos da significância cultural, integridade e autenticidade do patrimônio cultural: teoria e prática. Oculum Ensaios, Campinas, v. 17, 15 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4365. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/oculum/article/view/4365. Acesso em: 20 mar. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48024-
dc.description.abstractSignificância cultural, integridade e autenticidade são noções balizadoras da conservação de bens culturais em todo o mundo. Todavia, ainda há desafios a serem enfrentados quanto à operacionalização dessas noções. Observa-se haver certas sobreposições ou influências mútuas entre elas que levam a uma questão central: ainda que na teoria possam ser compreendidas isoladamente, na prática essa separação não se revela factível. Diante dessa problemáiica, este artigo objetiva investigar autenticidade, integridade e significância cultural na contemporaneidade a partir da ótica da relação de interdependência e indissociabilidade existente entre elas. Em termos teóricos, autores como Stovel, Jokilehto, Mason, Lira, Silva e Zancheti, são referências basilares. Como forma de refletir sobre essa sobreposição à luz da prática, toma-se o caso do Muro de Berlim. Entende-se que ações de reconstrução (ou de destruição) pós-guerra ou pós-catástrofe podem trazer elementos para mostrar como a forma de valorar, ou seja, de apreender a significância cultural, interfere na ação sobre o bem e, consequentemente, na sua integridade e autenticidade. Assim, à luz de abordagens teóricas contemporâneas sobre o tema e do seu confronto com o referido estudo de caso, o artigo se propõe a construir orientações que possam se consubstanciar em matriz metodológica que favoreça a análise integrada dessas três noções na conservação dos bens culturais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherNúcleo de Editoração - PUC-Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesafios contemporâneos da significância cultural, integridade e autenticidade do patrimônio cultural : teoria e práticapt_BR
dc.title.alternativeCultural significance, integrity and authenticity of cultural assets in the contemporary world : theory and practicept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio cultural - proteçãopt_BR
dc.subject.keywordAutenticidadept_BR
dc.subject.keywordDeclaração de significânciapt_BR
dc.subject.keywordIntegridadept_BR
dc.rights.license(CC-BY)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4365pt_BR
dc.description.abstract1Cultural significance, integrity and authenticity are key notions about the conservation of cultural assets around the world. However, there are still challenges to be faced regarding the operationalization of these notions. There are certain overlaps or mutual influences between them that lead to a central issue: although in theory they can be understood in isolation, in practice this separation is not feasible. Given this problem, this article aims to investigate authenticity, integrity and cultural significance in contemporary times from the perspective of the relationship of interdependence and non-severability between them. In theoretical terms, authors such as Stovel, Jokilehto, Mason, Lira, Silva and Zancheti are basic references. As a reflection on this overlap, in practice, let’s take the case of the Berlin Wall as an example. It is understood that post-war or post-disaster reconstruction (or destruction) actions can provide elements to show how, the way to value, that is, to grasp the cultural significance, interferes with the action on the asset and, consequently, on its integrity and authenticity. Thus, in the light of contemporary theoretical approaches on the subject and their comparison with this case study, the article proposes to build guidelines that can be substantiated in a methodological matrix that favors the integrated analysis of these three notions in the conservation of cultural assets.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2259-4885pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Projeto, Expressão e Representaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília-
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
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