http://repositorio.unb.br/handle/10482/48007
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Brenda Kellen de Almeida | - |
dc.contributor.author | Silva, Leandro Rodrigues e | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T13:08:03Z | - |
dc.date.available | 2024-03-20T13:08:03Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Brenda Kellen de Almeida; SILVA, Leandro Rodrigues e. Metodologia para definição de Unidades Territoriais de Planejamento do transporte interurbano de pessoas no Brasil. In: PNUM 2022 Rede Lusófona de Morfologia Urbana, 2022, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos [...]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro - EBA/UFRJ, 2022. Tema: Desafios para as formas urbanas do século XXI. Disponível em: https://pnum2022rj.wixsite.com/riodejaneiro/cadernoresumos. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48007 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, é comum o desenvolvimento de planos e estudos voltados à mobilidade urbana, mas a mobilidade interurbana, em escala nacional, não é estudada como um sistema integrado, grande parte em razão da segregação institucional de gestão e planejamento de sistemas de transporte, o que dificulta a visão do território , a compreensão do contexto geográfico e limita o desenvolvimento técnico do planejamento sob uma visão sistêmica. Portanto, a fim de materializar um zoneamento que permita a definição de um contexto geográfico de referência, esse artigo propõe uma metodologia para definição de Unidades Territoriais de Planejamento – UTP, aqui definidas como as regiões onde se concentram as populações e agrupam os fluxos intraurbanos. Para tanto, foram utilizados como base de dados informações sobre o transporte terrestre rodoviário e ferroviário, aeroviário, aquaviário, além de Planos Nacionais de Turismo (MTur, 2013), de Logística (EPL, 2018), Plano Aeroviário Nacional (MTPA, 2018) e estudos do IBGE (2008, 2016, 2017a, 2017b). Conclui-se que, apesar de ser um recorte inicial, com as UTPs definidas para o planejamento do transporte interurbano de pessoas no Brasil, é possível iniciar uma análise sistêmica, e consequentemente, evoluir o planejamento das infraestruturas e serviços envolvidos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metodologia para definição de Unidades Territoriais de planejamento do transporte interurbano de pessoas no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade interurbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transportes - planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integração nacional | pt_BR |
dc.relation.publisherversion | https://pnum2022rj.wixsite.com/riodejaneiro/cadernoresumos | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
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