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Título: Entre a inovação e o mal-estar : como professores(as) de Ciências da Natureza lidam com a demanda por mudanças na educação
Autor(es): Coelho, André Luís Miranda de Barcellos
Orientador(es): Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto: Docentes - perfil
Inovações educacionais
Docentes - percepção
Autobiografia
Data de publicação: 8-Mar-2024
Referência: COELHO, André Luís Miranda de Barcellos. Entre a inovação e o mal-estar: como professores(as) de Ciências da Natureza lidam com a demanda por mudanças na educação. 2023. 203 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A noção de inovação está bastante presente na educação contemporânea. A despeito da demanda crescente por inovação na educação, no entanto, suas significações raramente estão evidentes. A constante e frequente pressão para que os(as) professores(as) inovem apresenta importante potencial de engendrar crises identitárias nesses sujeitos. Nossa pesquisa gravita em torno desta ideia. Nosso objetivo é compreender como professores(as) de ciências lidam com a frequente demanda por inovação na educação contemporânea e como se sentem diante dela. Fazemos isso a partir de relatos de vida e experiências de professores(as) reconhecidos(as) por suas comunidades escolares como inovadores(as), bem como gestores de escolas com o mesmo reconhecimento. Conduzimos entrevistas semi-estruturadas, além de entrevistas abertas com elementos de entrevista biográfica com dois gestores e seis professores de ciências. Trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica em que buscamos interpretações inéditas sobre a relação entre inovação e o mal-estar docente. Primeiro, identificamos como esses(as) professores(as) compreendem a ideia de inovação na educação e, em seguida, buscamos compreender se eles(as) expressam a ideia de mal-estar docente e de que forma esse estado é traduzido por eles(as). Exploramos a fragilidade do termo "inovação na educação" e concluímos que o conceito é complexo, polissêmico e problemático. Apesar dessa diversidade, a demanda por inovação no campo educacional é crescente, e os(as) professores(as) são frequentemente acionados(as) para promover tais mudanças. Outro conceito central em nosso trabalho é o de identidade na contemporaneidade, com foco nas crises identitárias atuais. Baseados em obras de Zygmunt Bauman (1997)(2001)(2005)(2008) e Stuart Hall (1997)(1997b)(2006)(2008), caracterizamos a contemporaneidade como um tempo em que os indivíduos podem ter múltiplas identidades, que são construídas por meio de um processo narrativo. A partir do trabalho de Manfré (2014), que investiga o mal-estar docente, chegamos à noção de crise identitária relacionada à questão da "inovação na educação". O mal-estar docente é entendido como um estado, e não apenas um fenômeno, neste contexto. Nossos achados apontam para o fato de que o sentimento em relação à demanda constante e frequente por inovação na educação é de mal-estar. Em maior ou menor grau, a demanda por inovação é compreendida como insatisfação sobre quem são ou se propõem a serem. A percepção dos(as) professores(as) é de que é imprescindível para realizar a demanda por inovação na educação, possuir algum domínio técnico. Não fica evidente, entretanto, sobre o que exatamente versa tal domínio. Uma maneira de lidar com o sentimento de mal-estar que identificamos é estabelecendo compromissos de aprendizagem com seus alunos. Por fim, esses(as) professores(as) reivindicam, fundamentalmente, um lugar de pertencimento.
Abstract: The notion of innovation is quite present in contemporary education. Despite the growing demand for innovation in education, however, its meanings are rarely evident. The constant and frequent pressure for teachers to innovate presents a significant potential to engender identity crises in these individuals. Our research revolves around this idea. Our goal is to understand how science teachers deal with the frequent demand for innovation in contemporary education and how they feel about it. We do this through life stories and experiences of teachers recognized by their school communities as innovators, as well as school administrators with the same recognition. We conducted semi-structured interviews and open interviews with elements of biographical interviewing, with two school administrators and six science teachers. It is an (auto)biographical research in which we seek novel interpretations of the relationship between innovation and teacher discontent. First, we identify how these teachers understand the idea of innovation in education, and then we seek to understand if they express the idea of teacher discontent and how this state is translated by them. We explore the fragility of the term "innovation in education" and conclude that the concept of "innovation in education" is complex, polysemic, and problematic. It does not have a clear definition, and its meaning varies in different contexts. Despite this diversity, the demand for innovation in the educational field is increasing, and teachers are frequently called upon to promote such changes. Another central concept in our work is contemporary identity, focusing on current identity crises. Based on the works of Zygmunt Bauman and Stuart Hall, we characterize contemporaneity as a time when individuals can have multiple identities, which are constructed through a narrative process. Drawing from Manfré's work (2014) that investigates teacher discontent, we arrive at the notion of identity crisis related to the issue of "innovation in education." Teacher discontent is understood as a state, and not just a phenomenon, in this context. Our findings point to the fact that the feeling regarding the constant and frequent demand for innovation in education is one of discontent. To a greater or lesser degree, the demand for innovation is understood as dissatisfaction with who they are or propose to be. The perception of teachers is that possessing some technical expertise is essential to attend the demand for innovation in education, but it is not clear exactly what such expertise entails. One way to deal with the feeling of discontent that we identified is by establishing learning commitments with their students. Ultimately, these teachers fundamentally claim a sense of belonging.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Profissional em Ensino de Física, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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