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dc.contributor.advisorReis, Deborah Oliveira Martins dospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marcelio Alcântarapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T20:08:57Z-
dc.date.available2024-03-07T20:08:57Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.date.submitted2023-10-17-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelio Alcantara. Composição e variação do preço da gasolina C comum: análise dos preços praticados em Uberaba no período de 2016 a 2017. 2023. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47996-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA gasolina é o principal combustível utilizado pelos veículos de passeio no Brasil, representando uma fração significativa dos gastos familiares. No entanto, os critérios de definição de seu preço de varejo ainda não são bem compreendidos pelos consumidores. O objetivo deste trabalho foi avaliar os principais fatores que contribuem para a composição e a variação do preço de varejo da gasolina C comum na cidade de Uberaba, Minas Gerais, no período de 2016 a 2017. Foram estudados 10 fatores: (i) preço de atacado da gasolina na distribuidora; (ii) preço internacional do barril de petróleo; (iii) taxa de câmbio do dólar no Brasil; (iv) preço da gasolina A comum; (v) preço do etanol na usina sucroalcooleira; (vi) margem de lucro bruto do posto de combustível; (vii) quantidade de gasolina C comum comercializada; (viii) rendimento mensal por domicílio no entorno do posto de combustível; (ix) distância do posto de combustível ao centro da cidade; e (x) tributos diretos totais incidentes sobre a gasolina C comum. Os dados foram submetidos às seguintes análises: estatística descritiva; teste de agrupamento de Scott-Knott; correlações de Spearman e de Pearson; e regressão linear múltipla pelo método de backward. Como os tributos diretos totais incidentes sobre a gasolina C comum, o rendimento mensal por domicílio e a distância do posto ao centro da cidade se mantiveram praticamente constantes no período do estudo, não foi possível avaliar adequadamente suas contribuições sobre a variação do preço de varejo da gasolina C comum. Conclui-se que: (i) a margem de lucro bruto por posto de combustível é o fator que mais influencia as variações imediatas do preço de varejo da gasolina; (ii) o preço da gasolina A comum é mais impactado pela variação do preço internacional do barril do petróleo do que pela variação do câmbio do dólar; (iii) o preço do etanol na usina apresenta maior elasticidade preço a partir do preço de atacado da gasolina C comum na distribuidora do que pelo preço de varejo da gasolina C comum; (iv) o preço de varejo da gasolina C comum é pouco influenciado pelas condições socioeconômicas dos moradores do entorno do posto; e (v) postos de combustíveis situados em regiões periféricas e, ou na zona rural não praticam necessariamente menores preços de varejo da gasolina C comum do que aqueles próximos ao centro da cidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComposição e variação do preço da gasolina C comum : análise dos preços praticados em Uberaba no período de 2016 a 2017pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCombustíveis - preçopt_BR
dc.subject.keywordGasolinapt_BR
dc.subject.keywordPreços - determinaçãopt_BR
dc.subject.keywordPreços - variaçãopt_BR
dc.subject.keywordEtanol - preçopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Gasoline is the main fuel used in passenger cars in Brazil and represents a significant portion of family spending. However, the criteria for determining its retail price are still not well understood by consumers. The objective of this work was to evaluate the main factors that contribute to the composition and variation of the weekly price of regular C gasoline (PSG) in the municipality of Uberaba, state of Minas Gerais, from 2016 to 2017. Ten factors were studied: (i) gasoline price practiced by the fuel distributor (PGD); (ii) price of the barrel of oil (PBP); (iii) dollar exchange rate in Brazil (CDB); (iv) price of regular A gasoline (PGA); (v) ethanol price in the mill (PEU); (vi) gross profit of the gas station (LBP); (vii) quantity of regular C gasoline purchased (QGC); (viii) monthly income per household (RPD); (ix) distance from the fuel station to the city center (DPC); and (x) total direct taxes on gasoline (TTG). The data were subjected to the following analyses: descriptive statistics; Scott-Knott cluster test; Spearman and Pearson correlations; and multiple linear regression using the backward method. In turn, as TTG, RPD and DPC remained practically constant during the study period, it was not possible to properly evaluate their contributions to the PSG variation. It is concluded that: (i) the LBP markup is the factor that most influences, in the short term, the PSG variations; (ii) the PGA is more impacted by the variation in the international price of the barrel of oil than by the dollar exchange rate variation; (iii) the PEU presents greater price elasticity from the PGD than from the PSG practiced by the gas stations; (iv) the PSG is little influenced by the socio-economic conditions of the people living around the gas station; and (v) gas stations located in peripheral regions or in rural areas do not necessarily have lower PSG than those located close to the city center.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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