Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ibaldo, Adriana Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Lourenço, Renato Weber Bastos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T18:36:24Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T18:36:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-10 | - |
dc.identifier.citation | LOURENÇO, Renato Weber Bastos. A termodinâmica e a obesidade: uma proposta de sequência didática significativa. 2023. 126, 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47985 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática
para o ensino de Termodinâmica no ensino médio com ênfase ao enfrentamento da
obesidade juvenil, usando com fundamento educacional a teoria da aprendizagem de
David Ausubel, consubstanciada na teoria libertadora de Paulo Freire. Neste respeito,
foi confeccionado o livro paradidático “A termodinâmica e o marombeiro”, de autoria
própria, para nortear os assuntos abordados, que dentre outras premissas trabalha o
déficit calórico, o gasto energético total, a educação alimentar e a prática de atividades
física como pilares para o emagrecimento. O produto educacional foi aplicado em uma
turma da terceira série do ensino médio regular, em uma escola particular no município
de Luziânia-GO. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A termodinâmica e a obesidade : uma proposta de sequência didática significativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Thermodynamics and obesity : a proposal for a meaningful teaching sequence | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Obesidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Termodinâmica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this work, we present the result of the application of a didactic sequence for teaching
Thermodynamics in high school with an emphasis on tackling juvenile obesity, using
David Ausubel's learning theory as an educational foundation, embodied in Paulo
Freire's liberating theory. In this respect, the paradidactic book “A termodinâmica e o
marombeiro” was made, of its own authorship, to guide the subjects addressed, which,
among other premises, works on the caloric deficit, the total energy expenditure, food
education and the practice of physical activities such as pillars for weight loss. The
educational product was applied in a third grade class of regular high school, in a
private school in the city of Luziânia-GO. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|