Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47985
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RenatoWeberBastosLourenco_DISSERT.pdf4,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIbaldo, Adriana Pereirapt_BR
dc.contributor.authorLourenço, Renato Weber Bastospt_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T18:36:24Z-
dc.date.available2024-03-07T18:36:24Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.date.submitted2023-03-10-
dc.identifier.citationLOURENÇO, Renato Weber Bastos. A termodinâmica e a obesidade: uma proposta de sequência didática significativa. 2023. 126, 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47985-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática para o ensino de Termodinâmica no ensino médio com ênfase ao enfrentamento da obesidade juvenil, usando com fundamento educacional a teoria da aprendizagem de David Ausubel, consubstanciada na teoria libertadora de Paulo Freire. Neste respeito, foi confeccionado o livro paradidático “A termodinâmica e o marombeiro”, de autoria própria, para nortear os assuntos abordados, que dentre outras premissas trabalha o déficit calórico, o gasto energético total, a educação alimentar e a prática de atividades física como pilares para o emagrecimento. O produto educacional foi aplicado em uma turma da terceira série do ensino médio regular, em uma escola particular no município de Luziânia-GO.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA termodinâmica e a obesidade : uma proposta de sequência didática significativapt_BR
dc.title.alternativeThermodynamics and obesity : a proposal for a meaningful teaching sequencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subject.keywordObesidadept_BR
dc.subject.keywordTermodinâmicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In this work, we present the result of the application of a didactic sequence for teaching Thermodynamics in high school with an emphasis on tackling juvenile obesity, using David Ausubel's learning theory as an educational foundation, embodied in Paulo Freire's liberating theory. In this respect, the paradidactic book “A termodinâmica e o marombeiro” was made, of its own authorship, to guide the subjects addressed, which, among other premises, works on the caloric deficit, the total energy expenditure, food education and the practice of physical activities such as pillars for weight loss. The educational product was applied in a third grade class of regular high school, in a private school in the city of Luziânia-GO.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.