Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Marcello | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Felipe Alves de Araújo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T18:36:23Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T18:36:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-05 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Felipe Alves de Araujo. A simulação computacional como tecnologia digital para organização avançada e mediação pedagógica do efeito fotoelétrico. 2023. 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47982 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O efeito fotoelétrico foi descoberto no fim do século XIX, por Hertz; e explicado por Albert
Einstein, no início do século XX, ao aderir às ideias de Max Planck, acerca da quantização da
energia emitida pelos osciladores harmônicos do corpo negro, e casar o viés experimental ao
teórico. Esse fenômeno evidenciou o caráter corpuscular da luz e está inserido nos primórdios
da Física quântica; assim, é necessária à sua compreensão para um entendimento da Física
quântica, dentro de uma linha histórica da Física. Um dos grandes desafios da educação do
século XXI é o reconhecimento das características do estudante, indissociável de uma sociedade
marcada pela hiperconectividade e pela inteligência coletiva que, segundo Pierre Lévy,
constitui-se o principal motor da cibercultura. Essa “bolha” digital influenciou nas
características da geração Z, cujos indivíduos são chamados de nativos digitais, na forma como
consomem, comportam, trabalham e, principalmente, como se relacionam e aprendem. Essa
geração não responde bem às relações unilaterais e, por consequência, ao ensino tradicional.
Um tipo de TDIC (Tecnologia Digital da Informação e Comunicação) que o presente trabalho
indica, como um possível enfrentamento para a mediação (adequação da linguagem entre os
professores e estudantes de tal geração), é uma sequência didática ambientada em recursos de
um simulador computacional, que busca a descentralização da perspectiva narrativa e
memorística, em detrimento àquela da mediação como dialogia e crítica. Os simuladores não
substituem a realidade, mas torna mais fácil compreender situações que requerem alto nível de
abstração. O uso das simulações computacionais dinamiza sistemas físicos que, no ensino
tradicional, são abordados de forma estática. Esta dissertação tem como objetivo geral
investigar a eficácia de uma Unidade Potencialmente Significativa (UEPS), aplicada no Ensino
Médio, à luz da teoria da aprendizagem de David Ausubel, que propõe a utilização de um
simulador computacional desenvolvido pela Universidade do Colorado, disponível na
plataforma PhET, para o ensino do efeito fotoelétrico, via UEPS, como instrumento de
organização avançada dentro da Teoria da Aprendizagem Significativa. O produto educacional
foi estruturado em quatro aulas, de 50 minutos, aplicado e avaliado em uma escola particular
do DF, nos meses de outubro e novembro de 2021, a propósito de uma pesquisa translacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A simulação computacional como tecnologia digital para organização avançada e mediação pedagógica do efeito fotoelétrico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simuladores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efeito fotoelétrico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidades de Ensino Potencialmente Significativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e da comunicação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The photoelectric effect was discovered at the end of the 19th century by Hertz and explained
by Albert Einstein in the beginning of the 20th century by adhering to Max Planck's ideas about
the quantization of energy emitted by blackbody harmonic oscillators, marrying the
experimentais bias to the theoretical one. This phenomenon evidenced the corpuscular character
of light and it is inserted in the beginnings of quantum physics, being necessary for an
understanding of quantum physics within a historical line of physics. One of the great
challenges of education in the 21st century is the recognition of the student's characteristics,
which are inseparable from a society marked by hyperconnectivity and collective intelligence,
which, according to Pierre Lévy, constitutes the main engine of cyberculture. These individuals
are called digital natives. This digital “bubble” influenced the characteristics of generation Z:
the way they consume, behave, work and, mainly, how they relate and learn. This generation
does not respond well to unilateral relationships and, consequently, to traditional teaching. A
type of DICT (Digital Information and Communication Technology) that this present work
indicates as a possible confrontation for mediation (adaptation of language between teachers
and students of that generation), is a didactic sequence set in resources of a computational
simulator, seeking the decentralization of the narrative and memoristic perspective to the
detriment of that of mediation as dialogue and criticism. The simulators do not replace reality
but make it easier to understand situations that require a high level of abstraction. The use of
computer simulations streamlines physical systems that in traditional teaching are approached
in a static way. This dissertation has the general objective of investigating the effectiveness of
a Potentially Significant Unit (UEPS) applied in high school, in the light of David Ausubel's
theory of learning, which proposes the use of a computational simulator developed by the
University of Colorado available at PhET platform, for teaching the photoelectric effect, via
UEPS, as an advanced organization tool within the Theory of Meaningful Learning. The
educational product was structured in four fifty-minute classes, applied and evaluated in a
private school in the Federal District in the month of October and November in 2021 as part of
a translational research. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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