Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pedroza, Antonio Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Anderson Tomé de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T18:36:23Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T18:36:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Anderson Tomé de. Construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa relacionada a movimentos acelerados em ambientes não convencionais. 2023. 145 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47981 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação descreve o fundamento, o desenvolvimento, a aplicação e a
avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo por
referência aportes da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Essa produção
educacional foi formulada com o propósito de permitir aos estudantes estabelecer
conexões entre princípios teóricos e experiências concretas, utilizando o circuito de
direção de um kart como ambiente não convencional de ensino. Foi elaborada uma
sequência didática constituída de cinco aulas e uma saída de campo em turno
contrário, com o objetivo de estudante promover o ensino de conceitos inerentes ao
estudo de movimentos acelerados, em particular, o circular. A proposição inicia-se em
averiguar os subsunçores (conhecimentos prévios) e culmina em discussões e
reflexões fortemente embasadas pela experiência prática vivenciada num
Kartódromo. Dessa maneira, esta pesquisa contribui com o debate acerca da
motivação escolar, especialmente para o aprendizado de Física. Os resultados
indicam que a aprendizagem se deu de forma significativa, a experiência de ensino
em ambientes não convencionais de ensino induziu efeitos de aprendizagem cognitiva
da TAS apesar das diversas pressões operacionais encontradas na implementação
da sequência didática nesses ambientes. A melhoria na aprendizagem dos estudantes
é justificativa suficiente para a execução contínua desta abordagem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa relacionada a movimentos acelerados em ambientes não convencionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Kartódromo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambientes de ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation describes the foundation, development, application and evaluation
of a Potentially Significant Teaching Unit (PMTU), with reference to contributions from
the Meaningful Learning Theory (TAS). This educational production was formulated
with the purpose of allowing students to establish connections between theoretical
principles and concrete experiences, using the driving circuit of a kart as an
unconventional teaching environment. A teaching unit consisting of five classes and
a field trip in reverse shift was created, with the aim of promoting the teaching of
concepts inherent to the study of accelerated movements, in particular, circular
movements. The proposition begins with investigating the subsumers (prior
knowledge) and culminates in discussions and reflections strongly based on practical
experience at the go-kart track (in Portuguese, “Kartódromo”). In this way, this research
contributes to the debate about school motivation, especially for learning Physics. The
results indicate that learning occurred significantly, the teaching experience in nonconventional teaching environments induced cognitive learning effects of TAS despite
the various operational pressures encountered in the implementation of the teaching
unit in these environments. The improvement in student learning is sufficient
justification for the continued implementation of this approach. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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