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AndersonTomeDeSouza_DISSERT.pdf5,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedroza, Antonio Carlospt_BR
dc.contributor.authorSouza, Anderson Tomé dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T18:36:23Z-
dc.date.available2024-03-07T18:36:23Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.date.submitted2023-12-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Anderson Tomé de. Construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa relacionada a movimentos acelerados em ambientes não convencionais. 2023. 145 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47981-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação descreve o fundamento, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo por referência aportes da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Essa produção educacional foi formulada com o propósito de permitir aos estudantes estabelecer conexões entre princípios teóricos e experiências concretas, utilizando o circuito de direção de um kart como ambiente não convencional de ensino. Foi elaborada uma sequência didática constituída de cinco aulas e uma saída de campo em turno contrário, com o objetivo de estudante promover o ensino de conceitos inerentes ao estudo de movimentos acelerados, em particular, o circular. A proposição inicia-se em averiguar os subsunçores (conhecimentos prévios) e culmina em discussões e reflexões fortemente embasadas pela experiência prática vivenciada num Kartódromo. Dessa maneira, esta pesquisa contribui com o debate acerca da motivação escolar, especialmente para o aprendizado de Física. Os resultados indicam que a aprendizagem se deu de forma significativa, a experiência de ensino em ambientes não convencionais de ensino induziu efeitos de aprendizagem cognitiva da TAS apesar das diversas pressões operacionais encontradas na implementação da sequência didática nesses ambientes. A melhoria na aprendizagem dos estudantes é justificativa suficiente para a execução contínua desta abordagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstrução de uma unidade de ensino potencialmente significativa relacionada a movimentos acelerados em ambientes não convencionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)pt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordKartódromopt_BR
dc.subject.keywordAmbientes de ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation describes the foundation, development, application and evaluation of a Potentially Significant Teaching Unit (PMTU), with reference to contributions from the Meaningful Learning Theory (TAS). This educational production was formulated with the purpose of allowing students to establish connections between theoretical principles and concrete experiences, using the driving circuit of a kart as an unconventional teaching environment. A teaching unit consisting of five classes and a field trip in reverse shift was created, with the aim of promoting the teaching of concepts inherent to the study of accelerated movements, in particular, circular movements. The proposition begins with investigating the subsumers (prior knowledge) and culminates in discussions and reflections strongly based on practical experience at the go-kart track (in Portuguese, “Kartódromo”). In this way, this research contributes to the debate about school motivation, especially for learning Physics. The results indicate that learning occurred significantly, the teaching experience in nonconventional teaching environments induced cognitive learning effects of TAS despite the various operational pressures encountered in the implementation of the teaching unit in these environments. The improvement in student learning is sufficient justification for the continued implementation of this approach.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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