Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47978
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_LucasDoCoutoNeves_DISSERT.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNowak, Jörg-
dc.contributor.authorNeves, Lucas do Couto-
dc.date.accessioned2024-03-07T01:48:45Z-
dc.date.available2024-03-07T01:48:45Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.date.submitted2024-03-06-
dc.identifier.citationNEVES, Lucas do Couto. Educadores do campo e movimentos sociais em formação : repercussões da licenciatura em educação do campo em Santo Antônio de Pádua - RJ. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47978-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de analisar as repercussões da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Fluminense, no município de Santo Antônio de Pádua – RJ, o presente trabalho foi estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo, registramos de forma crítica o contexto histórico do município em questão; apoiando-nos em aspectos quantitativos – principalmente, dados estatísticos – e dados qualitativos, bibliografias e outros documentos que caracterizam o município e a Região Noroeste fluminense, percebemos contradições que moldam a organização da vida social local. No segundo capítulo, nos aprofundamos em aspectos teóricos que nos ajudam a entender o movimento da Educação do Campo; nesta parte do trabalho, dedicamo-nos a compreender a Educação do Campo como proposta contrahegemônica. Para isso, discutimos a matriz de Estado que dialoga com sua proposta, sua materialidade fundada nos movimentos sociais e, por fim, sua forma e seu conteúdo, dando ênfase à tríade estruturante campo/políticas públicas/educação. No terceiro capítulo, momento em que analisamos de fato o curso em questão, usamos como método de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com docentes, estudantes e egressos. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise de conteúdo, por meio da descrição e sistematização das falas, permitindo criar uma inferência a partir dos sentidos das palavras e das interrelações entre os diferentes sujeitos presentes na pesquisa; a partir disso, foi possível compreender que o curso tem se estruturado a partir de uma dimensão política formativa que preza pelo compromisso com as classes populares do campo. Ademais, identificamos intervenções realizadas pelos sujeitos da pesquisa sobre a realidade paduana, principalmente por meio do Tempo Comunidade, a fim de transformá-la – o que demonstrou que as repercussões que esta licenciatura tem promovido no município de Santo Antônio de Pádua têm acontecido por meio da formação de intelectuais orgânicos, isto é, intelectuais dispostos a organizar as vontades e as ações de sua classe. Contudo, o curso ainda carece de infraestrutura, o que causa instabilidade nos quantitativos de alunos, além de sofrer com a conjuntura política do país, que não favorece o avanço de políticas populares. Significa afirmar: ainda que o curso seja extremamente importante para a região, ele carece de uma consolidação que só virá por meio da luta coletiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducadores do campo e movimentos sociais em formação : repercussões da licenciatura em educação do campo em Santo Antônio de Pádua - RJpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordFormação de educadorespt_BR
dc.subject.keywordMovimentos sociaispt_BR
dc.description.abstract1In order to analyze the repercussions of the Interdisciplinary Degree in Field Education at the Universidade Federal Fluminense in the municipality of Santo Antônio de Pádua - RJ, this paper is structured in three chapters. In the first chapter, we critically describe the historical context of the municipality in question. Based on quantitative aspects, mainly statistical data, and qualitative data, bibliographies, and other documents that characterize the municipality and the Northwestern Region of the state of Rio de Janeiro, we can see the contradictions that shape the organization of local social life. In the second chapter, we delve into theoretical aspects that help us understand the Field Education movement. In this part of the work, we dedicate ourselves to understand rural education as a counter-hegemonic proposal. To do so, we discuss the State matrix that dialogues with its proposal, its materiality based on social movements and, finally, its form and content, emphasizing the structuring triad field-public policies-education. In the third chapter, the moment in which we actually analyze the course in question, we use semi-structured interviews with professors, students and graduates as a data collection method. The treatment of the data was carried out based on content analysis, through the description and systematization of the speeches, allowing us to create an inference from the meaning of the words and the interrelations between the different subjects present in the research. From this, it was possible to understand that the course has been structured from a formative political dimension that values the commitment to the rural popular classes. Moreover, we identified interventions made by the research subjects on the Paduan reality, mainly through the Tempo Comunidade, in order to transform it. This has shown that the repercussions that this degree has promoted in the municipality of Santo Antônio de Pádua have happened through the formation of organic intellectuals, that is, intellectuals willing to organize the wills and actions of their class. However, the course still lacks infrastructure, which causes instability in the number of students, besides suffering from the country's political conjuncture that does not favor the advancement of popular policies. This means that, even though the course is extremely important for the region, it still lacks a consolidation that will only come through the collective struggle of the popular classes.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Ruralpt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47978/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.