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Título: Intervenção nutricional de promoção de alimentação saudável via smartphone entre adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Lima, Stefany Corrêa
E-mail do autor: stefanycorrealima@gmail.com
Orientador(es): Bertolin, Maria Natacha Toral
Assunto: Intervenção nutricional
Adolescentes - nutrição
Guias alimentares
Alimentação saudável
Data de publicação: 28-Fev-2024
Referência: LIMA, Stefany Corrêa. Intervenção nutricional de promoção de alimentação saudável via smartphone entre adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal. 2021. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: O cenário epidemiológico desfavorável entre adolescentes, com aumento das taxas de obesidade, em função, entre outros aspectos, do grande consumo de alimentos ultraprocesados, evidencia a importância de intervenções nutricionais voltadas para esse público. Estas devem incorporar conceitos do Guia Alimentar para a População Brasileira e estratégias atuais e inovadoras, como as de mobile health. Objetivo Avaliar os efeitos de uma intervenção nutricional de promoção de alimentação saudável via smartphone entre adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal sobre as variáveis de consumo alimentar, conhecimento nutricional, autoeficácia para adoção de práticas alimentares saudáveis e estágios de mudança. Métodos– artigo original 1: Estudo transversal abrangendo 347 adolescentes do 3ª ano do Ensino Médio. Avaliou-se por meio da aplicação de um questionário as variáveis: idade, sexo, escolaridade materna, consumo alimentar, estágios de mudança, conhecimento sobre alimentação saudável e autoeficácia para adoção de práticas alimentares saudáveis. Realizaram-se análises descritivas e adotou-se o teste de Kruskal-Wallis e de correlação de Spearman (rho) para identificar, respectivamente, possíveis associações e correlações entre as variáveis. Métodos– artigo original 2: Ensaio comunitário randomizado controlado conduzido com 112 adolescentes do 3ª ano do Ensino Médio. Os participantes receberam, via WhatsApp, uma mensagem por dia, na hora do almoço, durante 42 dias. O grupo controle recebeu mensagens relacionadas à prevenção da violência no namoro e o grupo intervenção recebeu mensagens de promoção de alimentação saudável baseadas no Guia Alimentar para População Brasileira. Por meio do questionário aplicado antes e após a intervenção, foram investigadas as variáveis: idade, sexo, escolaridade materna, consumo alimentar, estágios de mudança, conhecimento sobre alimentação saudável e autoeficácia para adoção de práticas alimentares saudáveis. O impacto da intervenção foi avaliado por meio do teste de interação de uma ANOVA mista bidirecional. As comparações intra-grupos foram feitas por meio do teste de Wilcoxon. Resultados– artigo original 1: Foi observada associação entre estágios de mudança e alimentação saudável (p <0,001) e entre estágios de mudança e consumo de frutas e hortaliças (p<0,001), com escores mais elevados para aqueles em ação e manutenção. Aqueles em estágio de manutenção tiveram menor consumo de bebidas açucaradas (p=0,012) do que pré-contemplação e contemplação. Aqueles em pré-contemplação tiveram menores escores de autoeficácia (p <0,001) do que os demais estágios. Houve uma correlação positiva entre conhecimento e autoeficácia (rho = 0,4; p <0,001) e correlações negativas entre autoeficácia e alimentação não saudável (rho = -0,143–; p = 0,007), conhecimento e consumo de bebidas açucaradas (rho=-0,176; p <0,001) e autoeficácia e consumo de bebidas adoçadas com açúcar (rho = -0,182; p <0,001). Resultados– artigo original 2: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nas comparações intra-grupos (p> 0,005) e inter-grupos (p> 0,005). Conclusão: Sugere-se que futuras intervenções avaliem previamente a amostra de estudo por meio de estudos observacionais com a população-alvo; tenham mecanismos de analisar se as mensagens estão sendo lidas pelos participantes e sejam combinadas com estratégias de Educação Alimentar e Nutricional mais interativas. Ressalta-se que o estudo contribuiu para o aprimoramento de futuras intervenções nutricionais com adolescentes que venham a implementar as informações do Guia Alimentar para a População Brasileira por meio do WhatsApp ou outras tecnologias possíveis em mHealth.
Abstract: Introduction: The unfavorable epidemiological scenario among adolescents, with an increase in obesity rates, due, among other aspects, to the large consumption of ultra-processed foods, highlights the importance of nutritional interventions aimed at this public. These should incorporate the concepts of the Food Guide for the Brazilian Population and current and innovative strategies, such as mobile health. Objective: Evaluate the effects of a nutritional intervention to promote healthy eating via smartphone among adolescents from public schools in the Federal District on the variables of food consumption, nutritional knowledge, self-efficacy for adopting healthy eating practices, and stages of change. Methods- original article 1: Cross-sectional study involving 347 adolescents from the 3rd year of high school. A questionnaire was applied in which the variables were evaluated: age, sex, maternal education, food consumption, stages of change, nutritional knowledge, and self-efficacy for adopting healthy eating practices. Descriptive analyzes were performed and the Kruskal-Wallis test and Spearman's correlation test (rho) were used to identify, respectively, possible associations and correlations between variables. Methods- original article 2: Randomized controlled community trial conducted with 112 adolescents from the 3rd year of high school. Participants received, via WhatsApp, one message per day, at lunchtime, for 42 days. The control group received messages related to the prevention of dating violence and the intervention group received messages promoting healthy eating based on the Food Guide for the Brazilian Population. Through the questionnaire applied before and after the intervention, the variables were investigated: age, sex, maternal education, food consumption, stages of change, knowledge about healthy eating, and self-efficacy for adopting healthy eating practices. The impact of the intervention was assessed using the interaction test of a mixed bidirectional ANOVA. Intra-group comparisons were made using the Wilcoxon test. Results- original article 1: There was an association between stages of change and healthy eating (p<0.001) and between stages of change and fruits/vegetables consumption (p<0.001), with higher scores for those in action and maintenance. Those in maintenance stage had lower sugar-sweetened beverages consumption (p=0.012) than precontemplation and contemplation. Those in precontemplation had lower scores for self efficacy (p<0.001) than the other stages. There was a positive correlation between knowledge and self-efficacy (rho= 0.4; p<0.001) and negative correlations between self-efficacy and unhealthy eating (rho= -0.143–; p=0.007), knowledge and sugar-sweetened beverages consumption (rho= -0.176–; p<0.001) and self-efficacy and sugar-sweetened beverages consumption (rho= -0.182; p<0.001). Results- original article 2: No statistically significant differences were found in the intra-group (p> 0,005) and inter-group comparisons (p> 0,005). Conclusion: It is suggested that future interventions previously evaluate the study sample through observational studies with the target population; have the means to analyze if the messages are being read by the participants, and combining the use of Whatsapp with more interactive nutritional education strategies. It is noteworthy that the study contributed to the improvement of future nutritional interventions with adolescents who will implement the Food Guide for the Brazilian Population through WhatsApp or other possible technologies in mHealth.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Nutrição (FS NUT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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