Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47911
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AuberSilvinoBettinelli_DISSERT.pdf27,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Processos de criação de jogos em contexto de arte : mediação como campo de experimentos
Autor(es): Bettinelli, Auber Silvino
Orientador(es): Nóbrega, Christus Menezes da
Assunto: Jogos educativos - criação
Arte e educação
Criação (Literária, artística, etc.)
Criação coletiva
Data de publicação: 27-Fev-2024
Referência: BETTINELLI, Auber Silvino. Processos de criação de jogos em contexto de arte: mediação como campo de experimentos. 2023. 179 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A partir da análise crítica de minha prática em arte-educação e de referências teóricas, proponho a organização de uma estratégia que orienta a criação de jogos (não eletrônicos), intitulado Manual Z – mapa para criar jogos em contexto de arte. O termo jogos em contextos de arte é utilizado para delinear jogos e dispositivos poéticos lúdicos concebidos dentro de ações de mediação cultural, em instituições de arte e cultura. São projetos que buscam se relacionar com públicos diversos, desenvolvidos por equipes multidisciplinares de artistas educadores. O manual é dividido em cinco módulos de criação que interagem entre si durante a elaboração de uma proposição poética lúdica. Esta organização emerge de estudos teóricos e de observações dos processos criativos do coletivo de artistas educadores Zebra5 Jogo e Arte, do qual sou integrante. Criado em 2008, o grupo explora o jogo como dispositivo para propor experiências participativas em arte. A pesquisa utiliza, como exemplos, jogos criados pelo coletivo, situando como os módulos de criação, integram de modos distintos, cada um dos processos criativos.
Abstract: From a critical analysis of my practice in art education and theoretical references, I propose the organization of a method that guides the creation of games (non-electronic), titled Z Manual – a map for creating games in the context of art”. The term “games in the context of art” is used to delineate playful poetic games and devices conceived within cultural mediation actions in art and culture institutions. These are projects that seek to relate to diverse audiences, developed by multidisciplinary teams of artist-educators. The manual is divided into five creation modules that interact with each other during the creation of a playful poetic proposition. This organization emerges from my observations of the creative processes of the artist-educator collective Zebra5 Jogo e Arte, of which I am a member. Created in 2008, the group explores games as a device to propose participatory experiences in art. The research uses, as examples, games created by the collective, situating how the creation modules integrate each of the creative processes in distinct ways.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.